27/12/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Com apoio da Klabin, produção de mel da AAPSC é certificada pelo Imaflora

A Associação de Apicultores do Planalto Serrano Catarinense cultiva abelhas para produção de mel em áreas de florestas nativas conservadas cedidas pela Companhia

Santa Catarina, 27 de dezembro de 2022 — Comprometida em contribuir com o desenvolvimento da região onde atua, a Klabin tem aperfeiçoado ao longo dos anos seu apoio à apicultura e meliponicultura, fomentando a geração de renda para pequenos produtores e o estímulo o uso sustentável das florestas e do meio ambiente. Como resultado desse movimento, a Companhia desenvolveu um Programa de Certificação Florestal para Apicultores, que apoiou a Associação de Apicultores do Planalto Serrano Catarinense (AAPSC) a obter a certificação do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que considera critérios sociais e ambientais, avaliando o manejo, a produção e a cadeia de custódia do produto.

O programa de apoio à apicultura e meliponicultura da Klabin teve início em 2005 e, por meio dele, a Companhia cede áreas de florestas nativas conservadas para a criação de abelhas por famílias de pequenos e médios produtores rurais. A AAPSC, parceira da iniciativa, representa apicultores de mais de 20 municípios da região, produzindo mais de 100 toneladas anuais de mel.

O selo do Imaflora utiliza como base premissas e indicadores já existentes para a certificação específica de produtos florestais. Entre os itens avaliados, está o raio médio de voo das abelhas -- que garante o local de produção e a rastreabilidade do mel --; o controle de caixas de abelhas por hectare, a fim de observar se a produção está condizente com a população de abelhas cultivadas; e as boas práticas de produção, como o uso de equipamentos de produção, não utilização de produtos químicos, entre outras.

“As florestas nativas da Klabin em Santa Catarina estão distribuídas em cerca de 40 municípios, estando entremeadas às florestas plantadas com pínus e eucaliptos. Para cada hectare plantado, existe 1,1 hectare de floresta nativa. Além de reforçar a renda familiar, o programa de apoio aos apicultores beneficia a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, uma vez que as abelhas fazem a polinização das espécies vegetais, melhorando a produtividade de outras culturas”, explica Mireli Moura Pitz Floriani, consultora de Sustentabilidade da Klabin.

Com uma base florestal superior a 500 mil hectares, mais de 40% das áreas da Klabin são de florestas conservadas.

Mel de bracatinga

Em outra frente de estímulo ao desenvolvimento socioeconômico, simultâneo ao cuidado com o meio ambiente, a Klabin apoia o cultivo de bracatinga, também na Serra Catarinense, uma espécie de árvore que contribui com a recuperação da degradação ambiental, além de proporcionar a produção de um mel especial (mel de melato de bracatinga). Em setembro deste ano, durante o Seminário Municipal de Agricultura e Turismo, realizado em Bocaina do Sul, pela Epagri, em conjunto com a Prefeitura do município, a Companhia distribuiu 1.300 mudas de bracatinga (Mimosa scabrella), disponíveis por meio do Programa Matas Legais.

Valorizado nacionalmente e internacionalmente, o mel de bracatinga é um dos principais produtos fabricados pela agricultura familiar da região, fomentando a geração de renda para os apicultores.

#MeldeBracatinga #AgriculturaFamiliar #ProgramadeCertificaçãoFlorestalparaApicultores