Press Release
28/10/2022
Desenvolvimento local e Projetos Sociais
Programa Protetores Ambientais visita RPPN Complexo Serra da Farofa
Lages, 28 de outubro de 2022 – Na última semana, a Klabin recebeu 41 estudantes dos municípios de Lages e Cerro Negro (SC) para uma visita à RPPN Complexo Serra da Farofa e ao Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), mantidos pela empresa no planalto catarinense. A ação faz parte do Programa Protetores Ambientais, uma iniciativa da Polícia Militar Ambiental, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, que recebe o apoio da Klabin desde 2005.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte do bioma Mata Atlântica, predominante na RPPN Complexo Serra da Farofa, com floresta de araucárias e campos de altitude. Também foi possível visitar as instalações do CINAT – Centro de Interpretação da Natureza, existente na Unidade de Conservação Reserva Particular do Patrimônio Natural Complexo Serra da Farofa, uma edificação sustentável, que recebe especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o País que estudam a fauna e a flora da região.
A consultora de Sustentabilidade da Klabin, Mireli Moura Pitz Floriani, e a engenheira de Sustentabilidade da Klabin, Bruna Salami, acompanharam a visita, que teve o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre a vegetação da Serra Catarinense e a importância de RPPNs na conservação da biodiversidade, assim como dos serviços ecossistêmicos gerados por estas áreas de conservação.
A visita contou com atividades lúdicas realizadas com os alunos e uma palestra da empresa Sumatra Inteligência Ambiental, que explanou sobre diversos temas importantes para a formação dos participantes, como o monitoramento da biodiversidade realizado nas áreas da Companhia, a importância de unidades de conservação e os três serviços ecossistêmicos certificados na RPPN, explicando sobre cada um deles - água, carbono e biodiversidade.
Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de realizar a trilha que leva até uma das nascentes do Rio Caveiras, onde foi explicado sobre a qualidade da água da região, a importância do Rio Caveiras e a conservação de suas nascentes, e como ações como a que a Klabin realiza na RPPN são importantes para toda a região serrana.
O Programa Protetores Ambientais nasceu com a missão de capacitar estudantes do ensino fundamental da rede de ensino de Lages e região em temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente, tornando-os multiplicadores do conhecimento em suas comunidades. A iniciativa promove o treinamento teórico e prático, abordando o cenário de conservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e da flora locais, civismo, moral e ética. A ação já beneficiou mais de 500 adolescentes, de 11 a 14 anos, em diversos municípios de atuação da empresa no estado.
Sobre a RPPN Complexo Serra da Farofa
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário da terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
O Complexo Serra da Farofa é a maior RPPN da Klabin e a terceira maior RPPN da região Sul do Brasil, segundo o Painel de Indicadores da Confederação Nacional de RPPN. Com quase 5 mil hectares de área remanescente da Mata Atlântica, a região abriga as nascentes dos rios Caveiras e Canoas, além de já ter possibilitado a identificação oficial de mais de 570 espécies de flora e 360 espécies da fauna, entre elas, muitas classificadas como endêmicas, raras e com status de conservação reconhecido entre as listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.
Em 2019, foi inaugurado o Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), uma edificação sustentável para pesquisadores e alunos, facilitando a permanência no local para o aprofundamento de estudos.
Divulgação Klabin
Divulgação Klabin
Divulgação Klabin
#SerradaFarofa # ProgramaProtetoresAmbientais #Sustentabilidade