Press Release
20/09/2022
Feiras e eventos
Em ação exclusiva para o INOVA Klabin, Bel Coelho desenvolve cardápio com produtos nativos identificados em área florestal conservada pela Klabin
No evento que acontece no próximo dia 21, em São Paulo, convidados poderão experimentar receitas exclusivas e participar de uma experiência sensorial que evidenciará os atributos dos insumos encontrados na floresta
Com ingredientes identificados a partir de imersão em mata nativa, cardápio exclusivo foi desenvolvido por Bel Coelho para o INOVA Klabin
São Paulo, 20 de setembro de 2022 - Imagine a experiência única de adentrar em uma mata nativa e descobrir a amplitude da biodiversidade presente nesse local. E se essa rica biodiversidade pudesse, então, ser transformada em receitas exclusivas, que utilizam como ingredientes os diversos insumos encontrados na vegetação? Essa experiência foi vivenciada pela chef de cozinha Bel Coelho e o resultado poderá ser conferido pelos participantes do INOVA Klabin, evento que será realizado no dia 21 de setembro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, organizado pela Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil.
A convite da Companhia, a renomada chef de cozinha – que desenvolve seu trabalho em torno da valorização de comunidades produtoras locais, seus conhecimentos e costumes tradicionais, e do fortalecimento de cadeias produtivas de camponeses agroecológicos, povos originários, quilombolas e agricultores familiares – topou o desafio de viajar ao Paraná para conhecer as matas nativas conservadas pela Companhia na região e todo o trabalho de manutenção da biodiversidade realizado no local.
Ao adentrar à mata preservada, a chef de cozinha identificou os mais diversos tipos de insumos presentes na floresta, que reforçam a presença de vida abundante da região. Os ingredientes selecionados incluem espécies como a serralha comestível, o mel de Jataí, o jaracatiá (mamoeiro da Mata Atlântica), a uvarana (espécie comestível que remete à textura do palmito) e o cravo brasileiro, que foram usados para a concepção de um cardápio exclusivo para o evento.
O público presente terá, ainda, a oportunidade de vivenciar uma experiência sensorial, conduzida pela chef, reforçando mensagens como a importância da conservação das florestas, pautada por suas inúmeras possibilidades, e de circularidade. Os participantes terão contato com frutos e outros elementos dos biomas, entendendo sobre seu uso, origem e representatividade na gastronomia brasileira.
Segundo Bel Coelho, a degustação do cardápio e a experiência sensorial reforçarão para os convidados mensagens importantes de valorização da biodiversidade brasileira e das cadeias produtivas responsáveis. “Usar a gastronomia como ferramenta de contribuição da conservação da biodiversidade do Brasil pode ser muito poderoso”, comenta a chef.
Serralha comestível, mel de Jataí, jaracatiá e uvarana estão entre as espécies identificadas pela chef de cozinha a partir de imersão em mata nativa conservada pela Klabin
Sobre o INOVA Klabin
Destinado a colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores da Klabin, a quinta edição do INOVA Klabin será realizada no dia 21 de setembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Sob o mote “Inovação com Propósito”, o evento contará com nove horas de atividades exclusivas criadas pela Companhia, que conectarão a inovação com a busca por soluções para questões que estão no foco de discussão do planeta. Além da experiência conduzida pela chef Bel Coelho, a programação inclui palestra exclusiva de John Elkington, britânico considerado o “pai da sustentabilidade”, ação interativa com o artista Edson Pavoni, entre outras. O acesso ao evento será exclusivo para convidados da Companhia.
Sobre Bel Coelho
Bel Coelho, paulistana, vem de uma família de apreciadores da boa mesa, com ascendência portuguesa e italiana. Ao longo de 20 anos de carreira, trabalhou ao lado de grandes mestres, passou por casas de renome e hoje comanda o Clandestino em São Paulo. Começou a carreira estagiando com Laurent Suadeau no restaurante Fasano. Formou-se no Culinary Institute of America, na cidade de Nova Iorque, e durante o curso estagiou no restaurante Payard. De volta ao Brasil, trabalhou com Alex Atala, no D.O.M. Tornou-se conhecida a partir de 2003 como chefe do restaurante Madelleine. No ano seguinte passou a comandar a cozinha do Sabuji e recebeu o prêmio de Chefe Revelação oferecido pelo júri da Veja São Paulo na edição guia Comer e Beber.
#InovaKlabin #Experienciasensorial #Gastronomia