15/09/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin e Polícia Militar Ambiental formam primeira turma de Protetores Ambientais de Jovens Aprendizes

O programa já capacitou cerca de mil jovens, mas esta é a primeira vez que o curso é voltado para formação de jovens aprendizes
 

Dezesseis adolescentes e jovens de 14 a 18 anos de Lages concluíram nesta segunda-feira (12) sua formação no programa Protetores Ambientais, promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina com o apoio da Klabin. Esta é uma turma especial do programa, que já é desenvolvido com o apoio da Klabin desde 2005, por se tratar de um grupo de jovens que após sua formação serão direcionados para o Programa Jovem Aprendiz. Ao longo destes 17 anos, o curso foi voltado à formação de crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Nesta versão especial, a proposta foi promover a participação de adolescentes do Orfanato Irmandade Nossa Senhora das Graças e do Abrigo Municipal Menino Jesus em Lages trazendo o diferencial da educação ambiental na formação desses jovens, na transição para o mercado de trabalho.

 

Com o objetivo de promover a capacitação de jovens para atuarem como multiplicadores em educação ambiental, o curso teve início em setembro de 2021 e, durante este período, os alunos receberam treinamentos sobre preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e flora, primeiros socorros, civismo, moral e ética.

 

A consultora de Sustentabilidade Klabin, Mireli Moura Pitz Floriani, acredita que a formação dos jovens será um diferencial para a região em um futuro próximo. “A oportunidade que estes jovens tiveram de participar de um programa ambiental como este, permite contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre as questões ambientais e fará com que se tornem profissionais diferenciados e capazes de apoiar as mudanças necessárias em busca de um futuro sustentável.”

 

“Estes alunos foram selecionados para fazer parte de um projeto que abrange mais que trabalhar Educação Ambiental. Eles aprenderam a ter disciplina e a serem comprometidos com a causa ambiental”, completou o Major PM Edmilson Machado Camargo Nassiff, Comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

 

O programa Jovem Aprendiz é previsto pela legislação brasileira desde 2000 e tem como objetivo apoiar a entrada de jovens ainda sem experiência no mercado de trabalho, aliando a prática à capacitação teórica.

 

#JovemAprendiz #ProtetoresAmbientais #Oportunidades