25/08/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin promove feiras da agricultura familiar nas Unidades de Correia Pinto e Otacílio Costa

Companhia realizou reuniões com as prefeituras municipais e inaugurou feiras da agricultura familiar em suas fábricas 

Santa Catarina, 25 de agosto de 2022 – Sempre em busca de aprimorar ações com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua, a Klabin realizou nas últimas semanas reuniões com os governos das cidades de Otacílio Costa, Correia Pinto e Ponte Alta sobre o programa Matas Sociais, além de promover as primeiras feiras em Correia Pinto e Otacílio nas suas fábricas, para a comercialização de produtos diversos vindo da agricultura familiar local. Em Lages e Palmeira, onde o programa também é desenvolvido, novas reuniões serão programadas.
 
O programa Matas Sociais foi implementado em Santa Catarina em 2020. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Apremavi e Sebrae, fortalece a agricultura familiar a partir do auxílio a pequenos produtores rurais nas etapas de produção, desde a adequação à legislação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. As reuniões, que aconteceram entre os dias 16 e 17 de agosto, tiveram como pauta a apresentação de diagnóstico do andamento do programa nos municípios atendidos, o fortalecimento do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a definição de propostas de atuação com cadeias produtivas potenciais e a validação de prioridades de atuação.
 
Já as feiras realizadas dias 18 e 19 de agosto, contaram com a presença de 12 agricultores participantes do Matas Sociais de Santa Catarina, que ofertaram, além de frutas, legumes e hortaliças orgânicas, produtos artesanais como, doces, queijos, embutidos, iogurtes e até peças de tricô e ponto cruz. “Essa feira nos motiva a continuar na nossa produção, já que é mais um lugar que podemos apresentar nossos produtos, realizar nossas vendas e sermos reconhecidos. Iniciativas como essa me fazem acreditar que estamos no caminho certo”, afirma Jaqueline Madruga, produtora de embutidos atendida pelo Matas Sociais.
 
“É muito importante para a Klabin gerar mudanças positivas nas comunidades em seu entorno, por meio de iniciativas tão relevantes como o Matas Sociais, que valoriza e fortalece a agricultura familiar, importante pilar para a economia, sociedade e sustentabilidade”, complementa Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

#AgriculturaFamiliar #DesenvolvimentonasComunidades #PNAE