10/06/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Comunidade de Paranaguá valida iniciativas da Klabin em prol da festa de Nossa Senhora do Rocio

Empresa apresentou relatório sobre os impactos do terminal portuário ao bem imaterial da festa, que está em registro no Iphan


Paraná, 10 de junho de 2022 – A Klabin realizou, nesta quarta-feira, dia 8 de junho, em Paranaguá, uma reunião ampliada com as lideranças regionais, devotos e comunidades caiçaras que possuem relação direta com a Festa de Nossa Senhora do Rocio. O objetivo foi apresentar o trabalho de pesquisa sobre a manifestação cultural e devocional, bem como as ações propostas para mitigar os possíveis impactos que poderão ser causados à festa pela implementação do empreendimento Terminal Portuário da Klabin, PAR-01, que está em construção.


Todas as propostas tiveram a anuência dos detentores e das instituições envolvidas na organização e realização da Festa de Nossa Senhora do Rocio que estiveram presentes na reunião e estão registradas no Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Imaterial (Raipi), a ser apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como condicionante do processo de licença ambiental do Terminal Portuário.


As medidas estabelecidas abrangem os eixos urbanístico, patrimonial, devocional, socioambiental, cultural e educacional. Entre as ações propostas e validadas pelos participantes da reunião, estão estudos para planejamento e revitalização urbanística da Praça do Santuário e do trapiche, e a realização de inventário das festas de fé regionais e de um livro para apoiar o processo de registro, em andamento, do bem imaterial da Festa de Nossa Senhora do Rocio. Além disso, foram aprovadas propostas de apoio à estruturação da celebração de uma Missa Caiçara, a iniciativas voltadas a ações educacionais, culturais e ambientais, e ao fomento das práticas de Luteria Caiçara para fabricação de instrumentos musicais. Também haverá ações para capacitação de instituições na elaboração e gestão de projetos socioculturais, possibilitando a diversas iniciativas da região acessar verbas disponibilizadas pela Klabin e por vários editais públicos e privados.


“A apresentação e validação das diversas ações sugeridas são um passo fundamental para o licenciamento de nosso terminal e mais uma prova prática de nossa relação de transparência e confiança com a comunidade local, especialmente os devotos, caiçaras e demais públicos envolvidos com essa manifestação tão importante que é a Festa de Nossa Senhora do Rocio”, afirma Sandro Ávila, diretor de Planejamento e Operações Logísticas da Klabin.