02/05/2022

Sustentabilidade

Victor Fasano apoia projeto ecológico da Klabin para reintroduzir jacutingas ao ecossistema

Conhecido pela sua carreira notória e preocupação com o meio ambiente, artista se junta à Companhia na reintrodução de espécie ameaçada de extinção

 

São Paulo, 2 de maio de 2022 - O ativista ambiental e ator, Victor Fasano, um dos fundadores da Airom Ambiental – associação que integra ambientalistas e cientistas em defesa da biodiversidade- se uniu à Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do País, em um projeto com o Parque Ecológico Klabin, localizado na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), com o objetivo de reintroduzir jacutingas à mata nativa.

 

Essas aves são relevantes para a sobrevivência da Mata Atlântica por serem consideradas ótimas dispersoras de sementes e se alimentarem de diversos frutos nativos do local, colaborando na manutenção e regeneração dessa vegetação. Porém, com a devastação da floresta em vários lugares do Brasil, a espécie quase chegou à extinção por falta de alimentos.

 

“Quando soltamos animais extintos na região para realizar a reintrodução deles no meio ambiente, percebemos que pouco a pouco eles vão se adaptando com sucesso à vida selvagem, e essa é a maior alegria que podemos ter”, destaca Fasano.

 

Um dos propósitos do Parque Ecológico Klabin é atuar na conservação de espécies ameaçadas de extinção, já a Airom Ambiental realiza a criação de animais ameaçados de extinção em cativeiro para a reintrodução em áreas protegidas da natureza.

 

Victor Fasano, ativista ambiental e ator, no Parque Ecológico Klabin

 

Jacutinga

 

Sobre o Parque Ecológico Klabin
O Parque Ecológico Klabin foi criado na década de 1980 e está localizado na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Com uma área de quase 10 mil hectares, cerca de 91% são formados por florestas nativas. As atividades do Parque promovem a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais, a preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o apoio aos projetos de educação ambiental.

 

Atualmente, vivem no Parque aproximadamente 180 animais de 50 espécies, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira.

 

#PEK #VictorFasano #Jacutinga