30/03/2022

Reconhecimentos e premiações

Conservação de água da Klabin é reconhecida pelo 28º Prêmio Expressão de Ecologia

Com a premiação, Companhia completa 19 títulos conquistados ao longo da história do ranking, reforçando o compromisso da empresa na preservação do meio ambiente

São Paulo, 30 de março de 2022 - A iniciativa “Produção, conservação e monitoramento da água em manejo de mosaicos florestais Klabin”, acompanhada pela Companhia, que é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, conquistou o Troféu Onda Verde do 28° Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria “Conservação de Água”. A ação ocorre em Santa Catarina, estado no qual a empresa mantém quatro unidades de produção, além de operação florestal.

O case vencedor é realizado no município de Ponte Alta e consiste em manter microbacias experimentais, localizadas em áreas de reflorestamento de pínus e eucalipto e floresta nativa, gerando informações sobre o funcionamento hidrológico de manejo sustentável de plantações florestais. A Companhia participa da rede para monitoramento ambiental (ReMAM), por meio do Programa de Monitoramento Ambiental (PROMAB) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Os monitoramentos hidrológicos são realizados desde 2009 em duas microbacias, sendo um vertedouro instalado em área de contribuição dentro da mata nativa e outro em área com plantio de pínus taeda. Os resultados apontam dados qualitativos e quantitativos num balanço hídrico extremamente positivo na região.

Reconhecida mundialmente por seu comprometimento com a preservação da fauna e da flora, a Klabin é pioneira na adoção do plantio em mosaico, que se tornou marca registrada da empresa. O sistema mescla áreas de florestas nativas preservadas, o que corresponde a quase metade da área florestal total da Companhia, com florestas plantadas em diferentes idades. O método contribui para a preservação de recursos naturais, melhora o potencial produtivo das florestas e colabora com a conservação da biodiversidade ao criar corredores ecológicos, que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres.

O trabalho implementado pela Companhia, tanto no manejo sustentável, quanto no monitoramento do impacto de sua atuação, tem forte contribuição para a conservação da água e do solo. Além disso, o acompanhamento do manejo e do comportamento florestal nas bacias hidrográficas que possuem plantios florestais é uma forma de provar cientificamente que florestas plantadas não impactam a disponibilidade de água nas regiões de atuação da empresa. Atualmente, a Klabin atua em mais de 40 municípios de Santa Catarina, fazendo gestão em áreas florestais que protegem mais de 9 mil nascentes e mais de 5 mil quilômetros de rios.

Cabe ressaltar também que, além da desmistificação do mito sobre o assunto, entender como o manejo florestal nas bacias hidrográficas pode ser continuamente melhorado é um desafio constante. A contabilização da entrada e saída de nutrientes, por exemplo, permite comparar a dinâmica dos recursos hídricos em áreas submetidas ao manejo e em regiões conservadas a médio e longo prazo.

“Conhecer como o manejo florestal ocorre nos ecossistemas onde a Klabin está presente, melhorando diariamente nossos procedimentos operacionais em campo para garantir a sustentabilidade florestal, faz parte dos compromissos da empresa para apoiar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Assim, ter as nossas iniciativas reconhecidas por um dos mais tradicionais prêmios de ecologia é de extrema importância para Klabin, pois indica que estamos no caminho certo”, afirma Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92. A iniciativa divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentiva que outras sigam o mesmo caminho. O reconhecimento já registrou mais de 2.900 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Este prêmio é considerado o de maior longevidade no Brasil.

#PrêmioExpressãodeEcologia #preservação #água #sustentabilidade #manejoflorestal #mosaicoflorestal