15/09/2021

Projeto Puma II

Klabin dá início à operação de Terminal Ferroviário de Contêineres no Paraná

Com projeto pensado em parceria com Brado Logística e TCP, empreendimento ferroviário teve investimento de mais de R$ 300 milhões, que vai dobrar a capacidade de escoamento de contêineres da Companhia no estado do Paraná

 

São Paulo, 15 de setembro de 2021 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, deu início, nesta quarta-feira, 15 de setembro, à operação do Terminal Ferroviário de Contêineres no Paraná. Com capacidade de levar 125 mil toneladas de celulose e papel em contêineres por mês das unidades Puma, em Ortigueira (PR), e Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), até o Porto de Paranaguá, o projeto nasce como o maior em capacidade de transporte em volumes para uma única empresa do mundo. Além disso, seu potencial de distribuição pela linha férrea diminui o trânsito nas rodovias, aumenta a eficiência operacional da empresa no Paraná e colabora com a sustentabilidade diminuindo as emissões de CO2.


 
O projeto foi desenhado a partir do ramal construído na Unidade Puma inaugurada em 2016 e até então o maior investimento privado da história do Paraná, com R$ 8,5 bi, que dobrou a capacidade produtiva da Klabin em três anos. Em 2021, com o novo investimento de R$ 12,9 bi no Projeto Puma II, a Companhia está adquirindo mais quatro locomotivas e 460 vagões para o transporte do volume adicional gerado pela nova fábrica. Para colocá-los em operação, o ramal passou por uma expansão, a construção de trincheira na PR-340, que liga Telêmaco Borba a Ortigueira, contemplando, além do transporte por ferrovia de celulose, o transporte de papel. O terminal foi construído ao lado da fábrica de Ortigueira e vai centralizar os volumes de exportação das unidades Monte Alegre e Puma, que serão transportados até o Porto de Paranaguá.

 

Com capacidade para o armazenamento de 2.000 contêineres, este pátio contém duas novas linhas férreas internas e teve investimento em terminais de última geração, como quatro RTGs, sigla em inglês para Pórtico para Contêineres sobre Pneus, usado nos setores de equipamentos portuários e móveis para transportar cargas pesadas e complexas que possuem eficiência 70% maior quando comparada aos demais equipamentos. Estes novos equipamentos vão substituir o uso de combustíveis fósseis e contam com um sistema de automação que regula as manobras do operador, proporcionando mais segurança para os colaboradores.

 

O terminal intensifica o desenvolvimento da infraestrutura logística no Brasil, pois diversifica e permite o uso de outros modais, além do rodoviário, para o deslocamento de cargas, o que torna o processo mais simples. Também incrementa a segurança das rodovias, diminui em 25% os custos logísticos da Companhia no estado do Paraná e, por evitar a emissão de mais de 15.000 toneladas de CO2, o equivalente a emissão de 2.692 carros, está inserido nos KODS, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, definidos com base na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Este Terminal é parte de uma grande solução logística planejada para suportar o novo ciclo de expansão da Companhia no Paraná. Essa operação consolidada, será uma das maiores operações logísticas do mundo. O Terminal Contêineres da Klabin oferece uma solução multimodal de ponta a ponta e fortalece o compromisso da Klabin em buscar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, alinhado às metas ASG, e beneficiando as comunidades em que que estamos inseridos”, afirma Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI da Companhia.


O projeto foi desenvolvido em parceria com as empresas Brado Logística e TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), também operadora do Terminal, parceiros estratégicos da Klabin com grande expertise logística.

 

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