São Paulo, 14 de novembro de 2019 – A Klabin conquistou o primeiro lugar entre as empresas do setor de Papel e Celulose do Guia Exame de Sustentabilidade, edição 2019. O prêmio é um reconhecimento às iniciativas de desenvolvimento sustentável que a companhia empreende em todas as suas áreas de atuação, seguindo sua Política de Sustentabilidade. Presente no guia desde 2013, a Klabin foi eleita a “Empresa Sustentável do ano” em 2016 e a mais sustentável do setor em 2016 e 2017.
A consolidação do modelo de gestão ambiental robusto vem contribuindo para a melhoria operacional e de processos na companhia, o que se refletiu em importantes resultados em 2018, com destaque para a ampliação das fontes renováveis na matriz energética da Klabin, na redução do consumo total de água e na redução da emissão total de CO2.
Atualmente, a companhia mantém uma matriz energética proveniente 89,1% de fonte renovável, gerada a partir de produtos de origem florestal. Segundo os dados de 2018, a sua base florestal remove mais dióxido de carbônico da atmosfera do que é emitido em todas as suas unidades industriais com saldo positivo de 5,1 milhões de toneladas de CO2 equivalentes.
No ano passado, a companhia também reduziu em 3% o total de água captada e em 9% a quantidade total de descarte do efluente em águas superficiais. Destaca-se também, que neste período, o volume total de água reciclada e reutilizada foi duas vezes maior do que o volume total de água captada.
Em sua 21ª edição, o Guia Exame de Sustentabilidade é organizado pela Revista Exame para premiar as empresas pelas melhores práticas de sustentabilidade. Temas como governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas, relação com clientes e ética e transparência também são avaliados pelo guia.