12/03/2021

Com a popularidade em alta, Lobos-Guarás recebem cuidados da Klabin

Paraná, 12 de março de 2021 – Você já deve ter ouvido falar de um animal tipicamente sul-americano e com forte presença no Brasil: o Lobo-Guará. Há muitos anos, a espécie que está famosa atualmente conta com o apoio da Klabin, por meio do seu Parque Ecológico na região dos Campos Gerais, no Paraná, recebendo tratamentos e cuidados necessários até que estejam prontos para serem inseridos novamente à vida livre em seu habitat natural. O lobo-guará está na categoria de espécies ameaçadas de extinção no Brasil (no grau “vulnerável”), de acordo com a classificação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Estima-se que existam cerca de 23 mil animais da espécie na natureza.

Localizado em Telêmaco Borba (PR), o Parque Ecológico Klabin (PEK) mantém atualmente um casal de Lobos-Guarás sob cuidados permanentes, eles vivem no Parque por não terem condições de voltar à natureza. Trata-se de um casal que habita locais separados dentro do local, enquanto é desenhado um plano para o repovoamento da espécie em regiões necessitadas. É um projeto delicado, pois demanda estudos e parceiros que apoiem na destinação adequada dos filhotes. “O Parque Ecológico Klabin interage com Lobos-Guarás há muitos anos, sempre com atendimento clínico necessário para que eles recebam todos os cuidados antes de serem reinseridos na natureza. Em alguns casos, como neste específico dos dois lobos que vivem do Parque, continuam conosco porque necessitam de cuidados especiais”, afirma Paulo Schmidlin, coordenador do Parque Ecológico Klabin.

Existe uma alta recorrência de acidentes envolvendo Lobos-Guarás, sendo a grande maioria de atropelamentos em rodovias. Nos atendimentos que o Parque Ecológico Klabin realiza, muitos requerem cirurgias, por conta de fraturas ou hemorragias, e outros são tratamentos terapêutico e medicamentoso. Todo o processo de atendimento do PEK é direcionado para preparar o animal para voltar à natureza. “O intuito é promover a reabilitação clínica completa e o retorno à vida livre. Nos casos em que permanecem sequelas ou algum problema que não permita voltar à natureza ele permanece no criadouro em programas de conservação e de estudos da espécie. No Parque Ecológico Klabin o foco está em promover o bem-estar, saúde, dieta balanceada para manter em perfeita saúde todos os animais, incluindo o nosso querido Lobo-Guará, agora mais famoso que nunca”, finaliza Schmidlin.

Veja algumas curiosidades interessantes que talvez você ainda não saiba sobre o Lobo-Guará:

• O Maioral –O Lobo-Guará é o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm de altura.
  • Quase “Veggie” – Apesar da aparência física, tem hábito alimentar diferente dos cachorros. São onívoros, não habituados a comer muita carne/proteína animal, pois podem desenvolver problemas renais com facilidade.
  •   Santa Plantinha –Uma parte da saúde do lobo-guará depende do consumo da lobeira, pequeno arbusto ou árvore de até 5 metros de altura, que o defende contra um verme que frequentemente ataca seus rins e pode até matar. O fruto da lobeira lembra um tomate na aparência, apresenta um odor forte e característico. Os Lobos-Guarás espalham as sementes da lobeira por meio das fezes e criam um ciclo de novas “plantações” de lobeiras no habitat desse lobo.
  •   Meu Espaço –Vivem em ambientes de campo aberto, principalmente, no cerrado. Existe apenas na América do Sul. O Brasil é rico na quantidade desta espécie, que também é muito presente nas fronteiras com nossos países vizinhos.
  • Sempre Atento –Apesar de não ser um grande consumidor de proteína animal, é um caçador. Por isso as orelhas grandes e altas, adaptadas para a audição em distâncias maiores. Caça principalmente pequenos roedores e pequenos mamíferos.
  •   Atleta –É um grande saltador. Consegue capturar aves quando estas levantam voo, no que se assemelha à Raposa do Ártico. Com pernas longas, tem grande facilidade em ambientes com vegetação rasteira, e que pode chegar até a um metro de altura que, ainda assim, ele se adapta bem.
  •    Boa Praça – Raramente o Lobo-Guará causa antipatia nas populações humanas dos locais em que habita. Até por este perfil, é frequentemente utilizado como uma espécie de bandeira na luta pela conservação do cerrado brasileiro.

Sobre o Parque Ecológico Klabin

O Parque Ecológico Klabin foi criado na década de 1980 e está localizado na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Com uma área de quase 10 mil hectares, cerca de 91% é formada por florestas naturais. As atividades do Parque promovem a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais, a preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o apoio aos projetos de educação ambiental.

Atualmente, vivem no Parque aproximadamente 180 animais de 50 espécies, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira.