Press Release
23/12/2021
Unidades de Negócios
Carrefour e Klabin desenvolvem economia circular para papéis
Iniciativa contribui para fechar o ciclo de consumo de itens do Carrefour, que serão reciclados e reinseridos na cadeia como embalagens para e-commerce
São Paulo, 23 dezembro de 2021 — Em uma parceria que fomenta a economia circular, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do país, se uniu ao Carrefour, líder do varejo alimentar, para promover a logística reversa e a reciclagem de resíduos de papéis. Após este processo, os materiais retornarão à cadeia de consumo como embalagens para o comércio eletrônico da rede varejista.
O projeto piloto, iniciado em maio deste ano, já apresenta resultados e, agora, alcança 37 lojas do estado de São Paulo, entre capital, interior e litoral. Neste período, foram coletadas mais de 1.600 toneladas de papel, que puderam ser convertidas em embalagens de papelão ondulado.
Na prática, o Carrefour direcionará, por meio de um parceiro especializado, as embalagens de papel-cartão e de papelão ondulado para as unidades de processamento da Klabin, localizadas em Franco da Rocha, Paulínia e Piracicaba, no estado de São Paulo.
O Grupo Carrefour Brasil tem investido em uma mudança fundamental dos paradigmas dos processos operacionais do varejo, combatendo o desperdício e promovendo a transição da economia linear para uma economia circular. “Como a maior empresa do varejo de alimentos do país, entendemos nossa responsabilidade com os brasileiros e utilizamos a força de nossas marcas, a capilaridade de nossa atuação e a influência que exercemos sobre a cadeia de valor para impactar positivamente a sociedade, engajando parceiros e clientes com ações sustentáveis”, afirma Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Economia circular na prática
Por meio de um processo de Eco Design (conjunto de técnicas ecoambientais que promovem manejo consciente dos recursos naturais e não renováveis), o material reciclado é reintegrado na cadeia como matéria-prima e reutilizado na produção de novas embalagens. O consumidor poderá identificar as embalagens oriundas da ação por meio de uma identificação que será utilizada pelo e-commerce da rede varejista.
Para Flávio Deganutti, diretor de Papéis da Klabin, o avanço na transição da economia linear para um modelo circular requer iniciativas que fechem o ciclo de consumo dos produtos, ou seja, antevejam como reinserir os materiais na cadeia produtiva após seu uso. “Um dos principais benefícios da ação é aumentar a reintrodução do resíduo de papel na cadeia produtiva. Por consequência, garantimos um ciclo contínuo da matéria-prima em novos produtos, gerando uma cadeia integrada de valor”, afirma.
Cabe ressaltar que a criação de parcerias que endereçam iniciativas de economia circular é uma das metas da Agenda 2030 da Klabin, que define os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de compromissos de curto, médio e longo prazos que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) prioritários para a empresa, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
De acordo com Douglas Dalmasi, diretor de Embalagem da Klabin, o modelo circular depende do engajamento de cada elo da cadeia produtiva, desde os governos, que criam políticas públicas, passando por indústria e grandes marcas, até chegar ao consumidor final, um importante elemento dessa relação. “Estamos muito satisfeitos em implementar essa ação com o Carrefour, um parceiro estratégico para modelos de logística reversa como este, em especial pelo potencial de escala”, finaliza.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 88 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
#Economiacircular #Carrefour