21/12/2021

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Escola Técnica de Mecânica e Operação Florestal de Ortigueira forma primeiros estudantes

Paraná, 21 de dezembro de 2021 – A única escola técnica de mecânica e operações de máquinas florestais da América Latina, um projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná e a prefeitura de Ortigueira, realizou sua primeira formatura neste sábado, dia 18 de dezembro. Ao todo receberam seus diplomas 34 formandos dos cursos subsequentes (para quem já tem o ensino médio) de Operações de Máquinas Florestais e Manutenção de Máquinas Pesadas. Como sinal claro dos benefícios para o ingresso no mercado de trabalho, todos os formandos já foram admitidos no Programa de Estágio na Klabin.
 
“Estamos muito felizes em presenciar a formatura dos primeiros alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira, projeto tão especial para a Klabin, porque a empresa acredita que investir em educação é fundamental para promover o desenvolvimento regional sustentável das comunidades em que atuamos”, afirma Luciana Nadai, gerente de Gente e Gestão da Klabin.
 
Os alunos ingressaram na o Centro Estadual de Educação Profissional e Agrícola de Ortigueira escola em fevereiro de 2020, no entanto, tiveram um período de pausa por conta da pandemia da COVID-19, retornando as aulas em um momento mais seguro, seguindo rígidos protocolos de segurança contra o vírus. 
 
O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira foi inaugurado em 2020 com o objetivo de tornar-se referência em formação de operadores e mecânicos florestais. A escola ainda oferece o curso de Agronegócio.
 
“É muito importante buscar o conhecimento teórico aliado à prática, e é isso que a Escola Técnica promove. A formatura que aconteceu no dia 18 de dezembro, além de ser um sonho que se tornou realidade, beneficiou vários alunos, pois muitos saíram do curso já empregados. Agradecemos a Klabin pela parceria, o governador do Estado do Paraná Ratinho Massa Junior e ao Secretário Est. De Educação Renato Feder”, afirma Sueli Aparecida Martins, chefe do Núcleo de Educação de Telêmaco Borba.
 
Para o desenvolvimento do Centro, além do investimento de R$ 30 milhões, a Klabin, junto com representantes da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba e da Prefeitura de Ortigueira, visitou escolas que são modelos semelhantes na Finlândia e Suécia, na Escandinávia, região que é referência mundial na indústria de celulose e papel. 
 
Para estender os benefícios a todos os municípios da região, a escola oferece internato. “A escola técnica é mais uma ação prática da Klabin para permitir que as pessoas de nossas comunidades se capacitem para trabalhar na empresa”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
 
Sobre o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira
O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira possui uma estrutura completa com salas de aula, laboratórios equipados, banheiros, cozinha industrial, refeitório, quadra poliesportiva, e área de lazer. A escola tem capacidade para até 800 estudantes. O espaço ainda conta com internato exclusivo para alunos, ingressos nos cursos do formato integral.