09/12/2018

Produtores rurais do Paraná recebem certificação FSC® com apoio da Klabin

São Paulo, 02 de dezembro de 2014 – Um grupo de produtores rurais do Médio Rio Tibagi, na região de Telemâco Borba (PR), acaba de receber uma das mais renomadas certificações florestais do mundo, o FSC® (Forest Stewardship Council®). O selo reconhece o manejo florestal responsável e permite que os fomentados certificados comercializem a madeira com maior valor agregado, o que traz benefícios para toda a cadeia produtiva.

 

A Klabin apoiou a iniciativa desde o início do processo, contribuindo em parceria com o FSC® Brasil e outras instituições e empresas do setor, com a elaboração do padrão nacional para florestas plantadas, o SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forest) – sigla em inglês para manejo florestal em pequenas escala e/ou de baixa intensidade. Após a aprovação do SLIMF pelo FSC® internacional, a companhia iniciou um trabalho piloto para certificar 41 fomentados do Grupo de Produtores Florestais do Médio Tibagi.

 

O projeto contou com a avaliação e auxílio de uma consultoria especializada, 2Tree Consultoria,e de uma equipe de profissionais da Klabin, além do apoio e monitoramento do Programa Matas Legais, parceria entre a Klabin e a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida),com o objetivo de desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal.

 

A iniciativa faz parte da estratégia da Klabin de buscar atingir 100% da madeira utilizada em seu processo certificada. “Estamos muito satisfeitos com o sucesso do trabalho realizado. Auxiliar os pequenos e médios produtores rurais das regiões onde atuamos na conquista de uma certificação tão importante como o FSC®, nos enche de orgulho e demonstra, mais uma vez, o pioneirismo da empresa na busca pelo desenvolvimento sustentável”, ressalta o diretor Florestal da Klabin, José Totti.

 

O Programa de Fomento da Klabin, no Paraná, conta hoje com mais de 3.500 produtores estabelecidos em cidades próximas a Telêmaco Borba. Para José Totti, a Klabin deu o primeiro passo em um projeto que tende a se expandir. “Conseguimos com este piloto a adequação das propriedades e das operações dos 41 fomentados aos requisitos da norma. A ideia é continuarmos apoiando os proprietários rurais, que com a conquista do FSC® são beneficiados com oportunidades em novos mercados em função da alta demanda por madeira certificada”, explica.

 

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Em 2014, a Klabin integra, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.