09/11/2018

Klabin recebe o Selo Clima Paraná na categoria ouro

Curitiba, 9 de novembro de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, foi reconhecida na última sexta-feira, dia 6, com a categoria ouro do Selo Clima Paraná, que destaca as empresas que formulam e publicam inventários de suas emissões de gases de efeito estufa. O Selo Clima Paraná é um registro público, de adesão voluntária, das empresas instaladas no Estado, lançado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com a participação da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

“É uma honra para a Klabin ser uma das primeiras empresas a ter seu inventário de Gases de Efeito Estufa registrado voluntariamente no Programa Selo Clima Paraná. E fico ainda mais feliz por recebermos o selo ouro. Em 2014, a Klabin alcançou o índice de 86,5% na utilização de fontes renováveis para a geração de energia e a substituição do óleo combustível pela biomassa permitiu ainda que as unidades industriais reduzissem drasticamente a emissão dos gases de efeito estufa (GEEs): 61% em 8 anos. E estamos empenhados em reduzir mais a cada ano”, afirmou Julio Cesar Batista Nogueira, gerente Corporativo de Meio Ambiente na Klabin.

A iniciativa, lançada há seis meses pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, busca estimular a cultura de formulação e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas. A adesão por parte das empresas é voluntária e o selo tem classificação bronze, prata ou ouro.

Receberam o Selo Ouro as empresas com inventários verificados por profissionais ou empresas acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Selo Prata é para as companhias que tiveram seus inventários verificados por profissionais ou empresas habilitadas. Já o Selo Bronze é para empresas que aderiram ao Registro Público. Os inventários mostram quais são e as quantidades de gases emitidos pelas empresas. Com o Registro Público, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente espera mapear os setores mais poluentes para tomada de decisões sobre medidas atenuantes.

O evento foi realizado na sede da Fiep, em Curitiba, e contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, do presidente da Fiep, Edson Luiz Campanholo, do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, do gerente Corporativo de Meio Ambiente na Klabin, Julio Cesar Batista Nogueira, além de representantes das empresas participantes.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.