08/12/2016

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin inaugura Praça Central de Imbaú e entrega melhorias do Plano de Resíduos Sólidos da cidade

Paraná, 8 de dezembro de 2016 – No dia em que completou 20 anos, Imbaú recebeu um presente especial: uma nova praça com espaço para lazer, academia ao ar livre, pista de skate, parque infantil e iluminação. No local, ainda existe uma área coberta para exposição, que pode ser usada, por exemplo, para feiras livres e de artesanato. Localizada na BR-376, esquina com a Rua Francisco Siqueira, ao lado da Câmara de Vereadores, a área era anteriormente usada como pátio de obras e agora se torna a primeira praça do município.

A obra, que foi inaugurada nesta quinta-feira pela manhã, faz parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma, da Klabin, e foi escolhida por meio de um amplo processo participativo envolvendo a comunidade. A partir de agora, as instalações serão geridas pela Prefeitura de Imbaú.

“Temos muita satisfação em ver concluída uma área de lazer que contempla exatamente as necessidades apontadas pela população de Imbaú”, disse o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Central de Resíduos Sólidos

Outro benefício social para Imbaú concluído pela Klabin está relacionado à reciclagem de resíduos sólidos do município, que pertence ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos. O Plano é realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi e contempla a adequação das sete cidades do consórcio à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

O pavilhão, com cerca de 250 m², que é usado para destinação de materiais recicláveis, recebeu melhorias nas instalações elétricas e foi equipado com esteira, paleteira e prensa. Em abril deste ano, o município já havia recebido um caminhão para a coleta seletiva, na mesma ocasião de entrega dos caminhões dos municípios de Ortigueira e Tamarana. O próximo passo será planejar ações para viabilizar a separação e coleta seletiva doméstica, educação ambiental, e o projeto e licenciamento de aterro sanitário.

Plano de Ação Socioambiental

Em 2012, a Klabin realizou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, áreas de influência direta da Unidade Puma. Por meio de um extenso processo participativo, envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais, teve origem o Plano de Ação Socioambiental da Unidade, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e é composto de projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, agricultura familiar, entre outros.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.