08/10/2018

Klabin amplia atendimento de clientes que atuam em e-commerce e fortalece interação com o mercado B2C

São Paulo, 08 de outubro de 2018 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder brasileira nos segmentos de embalagens papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, expandiu sua atuação no segmento de e-commerce, marcando sua entrada no mercado B2C (business-to-consumer) e elevando seu relacionamento com o consumidor final. Esse movimento valoriza sua origem e linhas de negócio, soluções para embalagens de papel renováveis e recicláveis, garantindo o objetivo da empresa em entregar além do produto, uma experiência e a personalização, que se baseia na tendência de escolhas mais sustentáveis pelos cidadãos.

A estratégia de mercado da companhia enxerga grandes oportunidades de negócio no e-commerce e há anos aposta em sua forte habilidade de crescimento. Exemplo disso, é a parceria que a companhia mantém com grandes empresas brasileiras de setores como bens de consumo e alimentício, entre outros, que também vendem pela internet (e-commerce) utilizando as embalagens de papel da empresa. De acordo com relatório da Webshoppers deste ano, o e-commerce brasileiro continuará apresentando um crescimento nominal acelerado, de 12%, com faturamento estimado em R$ 53,5 bilhões em 2018. Além disso, mostra que mais de 60 milhões de consumidores farão compras online no período.

A mais recente parceria da Klabin no segmento é com o Mercado Livre, maior comunidade de comércio on-line da América Latina, com uma base de 8 milhões de vendedores e 28 milhões de compradores. A Klabin se tornou a fornecedora exclusiva de embalagens de papel do Mercado Livre, cujas caixas de papelão ondulado personalizadas para a plataforma podem ser adquiridas por qualquer usuário no “Mercado Envios”, loja destinada à venda de embalagens oficiais do Mercado Livre, que faz cerca de 4 milhões de envios por mês. A parceria com o Mercado Livre teve início na Black Friday de 2017, quando a Klabin aprovisionou cerca de 100 mil embalagens de papelão ondulado. Nos últimos meses, o fornecimento alcançou a média de 300 mil embalagens por mês, considerando quatro modelos diferentes (PP, P, M e G). A perspectiva é que no próximo ano o negócio atinja a marca de 1 milhão de caixas por mês.

A iniciativa com o Mercado Livre ativa diretamente a presença da Klabin no mercado B2C e fortalece a trajetória da companhia na construção da bioeconomia, que prioriza o desenvolvimento sustentável equilibrado entre as esferas econômica, social e ambiental, e no qual, tratando da indústria de embalagem, o papel é o preceptor dessa transformação. O negócio é uma oportunidade eficaz para a companhia consolidar seu diálogo com os usuários finais, pautado nas tendências globais de consumo consciente, uma vez que suas embalagens são biodegradáveis e produzidas a partir de recursos naturais renováveis, com matéria-prima proveniente de florestas plantadas e certificadas.

Integrada a estas tendências de consumo e aos desafios do e-commerce, a Klabin tem trabalhado no desenvolvimento de mais modelos de embalagens de papel, ainda mais personalizadas, seguras, eficientes e ecologicamente corretas. Dentro disso, a empresa planeja incluir ao seu portfólio caixas com diferentes sistemas de abertura e fechamento, embalagens com múltiplas alturas, ajustáveis às dimensões ou quantidade dos produtos, entre outras soluções que racionalizam processos da cadeia logística e de armazenamento.