07/01/2021

Sustentabilidade

Klabin emite título sustentável de US$ 500 milhões em prazo de 10 anos

São Paulo, 7 de janeiro de 2021 -  A Klabin anunciou uma emissão de título de dívida (bond), vinculado a metas de sustentabilidade, chamado  Sustainability-Linked Bond  (SLB). No valor de 500 milhões de dólares, uma operação possui prazo de vencimento de dez anos e a taxa (cupom) de 3,2% ao ano. Nesta operação, a Companhia se compromete a atingir três metas com os critérios ASG (Ambiental, Social e de Governança) até 2025.

 

Das três metas, duas estão diretamente relacionadas à produção fabril, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais e aumentar a reciclagem - água e resíduos sólidos - ea terceira meta é voltada para a biodiversidade, com foco na gestão sustentável e restauração em biomas . Na meta relacionada a Água, o objetivo da Klabin é reduzir o consumo para 3,68 metros cúbicos por tonelada de produto, equivalente a uma redução aproximada de 16,7% da linha de base de 2018 e atende ao ODS 6 - Água Potável e Saneamento. Para Resíduos Sólidos, uma Companhia aumentará o percentual de reutilização e reciclagem de resíduos sólidos para 97,5%, impulsionando o ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis. Na meta de Biodiversidade, uma Klabin se compromete a reintroduzir duas espécies extintas ou ameaçadas de extinção em áreas florestais da empresa,

 

A operação da Klabin foi coordenada por seis bancos: Bank of America (BofA), Bradesco BBI, Citigroup, Itaú BBA, JP Morgan e Morgan Stanley e destaca a reconhecida trajetória de desenvolvimento sustentável da Companhia e a sua capacidade de gerar retorno aos seus investidores. “Nossa experiência no segmento de títulos verdes destinados a projetos socioambientais é consolidada, um bond atrelado a metas sustentáveis era um caminho natural para a Klabin. Essa emissão reforça que levamos a sério o tema ASG e monetiza, via redução de taxa, a sustentabilidade da Companhia. Trata-se de geração de valor para todos os stakeholders”, declara Marcos Ivo, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin.

 

Diferente do “green bond”, recursos são especiais para projetos socioambientais específicos, no Sustainability-Linked Bond os recursos podem ser usados, mas caso a Companhia não atinja como metas feitas a taxa da operação aumentada. Mais informações sobre os assuntos estão relacionados no  framework disponível  no site de Relações com Investidores da Klabin ( link ).