Press Release
05/11/2019
Desenvolvimento local e Projetos Sociais
Poder público e Klabin visitam as obras da Escola Técnica Florestal de Ortigueira
Paraná, 5 de novembro de 2019 – A Klabin e o poder público realizaram ontem (4/11) uma visita técnica às obras do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira (PR), primeira Escola Técnica de Operação Florestal do Brasil, anunciada em abril deste ano em uma parceria entre a Klabin, o governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Ortigueira.
As obras de adequação da escola seguem avançadas e dentro do cronograma previsto. O início das atividades será no próximo ano letivo, em fevereiro de 2020, e o edital do processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação de professores está aberto, com inscrições até a próxima sexta-feira, 8/11, às 17h. O cadastro deve ser feito diretamente no sistema PSS, da Secretaria da Educação do Paraná, no link: http://www.pss.pr.gov.br/.
Para Sueli Martins, chefe do Núcleo Regional de Educação, “chegar nesse momento de visita dos detalhes finais da obra representa a realização de um sonho. É um projeto que acreditamos desde o início, uma vez que como educadores, queremos que o nosso país cresça, e não é possível crescer sem construir pelo viés da educação”.
“É uma alegria inexplicável constatar o andamento das obras da escola técnica que estará a serviço de todo o Brasil. Temos desenvolvido diversas ações na cidade, mas o Centro de Educação Profissional Florestal e Agrícola será um dos grandes marcos desta gestão. Ortigueira será reconhecida no País não apenas pelo conhecimento da sua população, mas por ser a referência em sediar a primeira escola técnica deste tipo de ensino, que trará uma qualificação diferenciada e abrirá muitas portas de emprego na cidade e em todo o País”, afirmou Lourdes Banach, prefeita de Ortigueira.
“É um orgulho para a Klabin contribuir e fazer parte da idealização deste projeto. A escola técnica especialmente voltada para esse fim gerará benefícios para a comunidade, que passa a ter mais uma opção de formação profissional inédita e de alta qualidade, e para as empresas da região e do País, que poderão contar com essa mão de obra especializada”, explica Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Durante a visita também estiveram presentes o diretor-geral da Secretaria Estadual de Educação, Elisandro Frigo; o diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), José Ferreira; e o coordenador de Gestão dos Núcleos Regionais, Claus Marchiori.
Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola
A escola, com capacidade para 800 alunos, oferecerá inicialmente três cursos: técnico em Operações Florestais, técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas e técnico em Agronegócio, que serão ofertados na modalidade Integral (concomitante com o ensino médio) e subsequente (quando o aluno já tem o ensino médio e faz apenas a formação técnica). Cerca de 300 vagas serão oferecidas em regime de internato e semi-internato, possibilitando o ingresso de estudantes de diferentes regiões do País.