02/07/2019

Reconhecimentos e premiações

Projeto da Klabin é premiado pela ABRAFAC

Paraná, 2 de julho de 2019 – O projeto de Cozinhas Móveis da Klabin foi premiado pela Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC). A ‘Implantação de Cozinhas Móveis para Atendimento de Colaboradores em Área Florestal, realizado nas Unidades Florestais localizadas no Paraná e na região sul de São Paulo, foi reconhecida entre 59 iniciativas e ganhou o segundo lugar em premiação realizada pela associação na última semana, em São Paulo.

“O projeto vai além de oferecer refeições diferenciadas em um ambiente favorável, mas também representa mais qualidade de vida e saúde aos nossos colaboradores”, comenta Maria de Lourdes Araujo, gerente de Facilities da Klabin.

Para oferecer refeições mais saudáveis aos colaboradores que atuam nos módulos florestais, a Klabin desenvolveu cozinhas móveis adaptando carretas com equipamentos e utensílios, como um restaurante sobre rodas, para acompanhar a evolução dos trabalhos da colheita. Até então, a alimentação era feita por meio da distribuição de marmitas.

Nesses módulos, cafés da manhã, almoços e jantares passaram a ser produzidos diariamente com o acompanhamento de nutricionistas. O projeto contempla 15 unidades móveis e beneficia cerca de 500 colaboradores.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.