19/01/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin, Grupo HEINEKEN e Hub Incríveis convocam sociedade para promover território 100% circular em resíduos sólidos em cidade do Paraná

Com a iniciativa, município de Telêmaco Borba visa se tornar modelo sustentável para outras     cidades brasileiras

São Paulo, 19 de janeiro de 2021 – Telêmaco Borba, no Paraná, está no caminho para se tornar a primeira cidade do Brasil com um território 100% circular, em que materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico são transformados, reaproveitados e reciclados ao invés de serem enviados para aterros sanitários. Para ajudar a concretizar o projeto, Klabin, Grupo HEINEKEN e Hub Incríveis, rede de inovação voltada para a economia circular e para a geração de impacto positivo, convidam a sociedade a participar por meio de uma Chamada Pública.

O propósito da iniciativa é atrair empresas, startups, ONGs, redes de cooperação, consórcios municipais e instituições de ensino e pesquisa, para propor soluções de impacto na Economia Circular de Embalagens. Para isso, um formulário, no site do projeto (www.hubincriveis.com/TC100) disponível para o envio de ideias e cases bem-sucedidos, que possam servir como modelo para a cidade. As sugestões podem ser enviadas de 24 de janeiro até 18 de fevereiro e precisam estar ligadas a algum dos seguintes temas:

·         Educação Ambiental: soluções que ajudem a construir uma cultura de separação dos resíduos dentro das escolas, condomínios, residências, órgãos públicos, empresas, comércios, dentre outros;

·         Reuso: sugestões que permitam o reuso de embalagens, com soluções de logística, higienização e reinserção na jornada da embalagem;

·         PEVS (Pontos de Entregas Voluntários): propostas ligadas a formatos inovadores de PEVs, engajamento para a sua utilização, formas de gestão dos pontos de entrega (considerando limpeza e manutenção, retirada e destinação de recicláveis);

·         PEG (Pontos de Entrega Gratificados): soluções inovadoras de PEGs, definição das melhores localidades para suas instalações, formas de controle dos resíduos depositados e gestão;

·         Inclusão da “Rede Invisível”: soluções que promovam a inclusão dos catadores individuais e organizados, que fazem parte de cooperativas, na coleta seletiva pública;

·         Rede de Cooperativas: propostas ligadas aos modelos de rede de Cooperativas de triagem de materiais recicláveis, consolidação de volumes de materiais para escala de venda, modelos de governança, logística e financiamento da rede;

·         Aumento de Eficiência da Coleta Seletiva: sugestões para que aumentem a segregação de recicláveis por parte dos cidadãos, aumentando os volumes coletados porta a porta;

·         Conexão a Iniciativas de Reciclagem de Grandes Players: soluções de marcas e empresas que já realizam coleta de algum material, bem como sua destinação para a indústria da reciclagem.

Todos os projetos passarão pela banca examinadora composta por representantes da Klabin, da Heineken e do Hub Incríveis, que avaliarão o impacto econômico, social, ambiental e a maturidade das soluções propostas. As melhores ideias serão selecionadas para serem viabilizadas ao longo de 2022 na cidade de Telêmaco Borba.

A iniciativa também conta com o apoio do ViraSer, um programa de Logística Reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios, com fortalecimento da atuação dos profissionais de reciclagem, especialmente por meio de suas associações.

Telêmaco Borba pioneira
A escolha da região para ser o projeto piloto do TC100 ocorreu em função do avanço das ações da prefeitura e do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. Em 2021, foi realizado um trabalho de fortalecimento das cooperativas do município, com desenvolvimento das lideranças e melhora da logística e da eficiência produtiva. Também foram incentivadas no município ações de educação ambiental e ampliação da comercialização dos materiais. Um dos melhores indicadores do sucesso foi o aumento do volume de vendas e elevação de mais de 200% na renda média dos trabalhadores da cooperativa, além de melhores condições de saúde, higiene e segurança nas operações.

Description automatically generatedA picture containing text, clipart

Description automatically generatedA yellow and black logo

Description automatically generated with low confidence

#Circular #Territorio100circular #TC100