03/08/2023

Institucional

Celulose da Klabin é aprovada para uso em Blue Angel

 

Órgão competente da Alemanha (RAL) concedeu a permissão para a linha PineFluff, voltada ao segmento de produtos absorventes, reconhecendo a sustentabilidade da operação da Companhia

 

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, e única do País a oferecer ao mercado celuloses de fibras curta, longa e fluff, a Klabin recebeu aprovação para seu uso em produtos Blue Angel – o primeiro selo ambiental do mundo, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e à RAL gGmbH como órgãos competentes. Criado em 1978, o selo adota uma visão holística do ciclo de vida de um produto a fim de avaliar sua sustentabilidade.

 

O órgão alemão aprovou a linha PineFluff, a celulose fluff da Klabin, para utilização em produtos que já estão ou podem ser certificados pela Blue Angel, como fraldas infantis, para adultos e absorventes femininos. A produção da PineFluff foi pensada para fornecer a estabilidade, a homogeneidade e a qualidade que o segmento de produtos absorventes requer. Entre as propriedades dela estão baixa energia de desfibramento, alta capacidade e velocidade de absorção, retenção de líquido e uniformidade.

 

Alexandre Nicolini, diretor do Negócio Celulose da Klabin, reforça que a adoção de processos sustentáveis nas produções é de extrema importância, assim como a busca por parceiros que chancelem o trabalho realizado. "Nossa Companhia está comprometida em oferecer ao mercado soluções inovadoras, que agreguem produtividade e sustentabilidade. A Blue Angel atesta que o ciclo de vida do produto causa menos impacto ao meio ambiente", explica.

 

Para obter a licença, a Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira, no Paraná, onde a linha é produzida, foi auditada no final de 2022 em relação aos critérios aplicáveis da certificação, como a origem da madeira, as emissões em águas residuais e no ar, o processo de branqueamento e o consumo de energia para o segmento de produtos absorventes. A validação dos processos foi confirmada este ano, atestando o compromisso da Companhia com a produção sustentável da linha PineFluff e garantindo que sua produção ocorre com máximo respeito ao meio ambiente.

 

Fonte: Klabin

 

http://www.revistaopapel.org.br/publicacoes.php?id=4073