15/12/2022

Reconhecimentos e premiações

Lista destaca 12 empresas que lideram o caminho da transparência ambiental - e tem brasileira!

Pontuações dadas pelo Carbon Disclosure Project mostram nível de comprometimento das organizações para limitar o aumento de temperatura global em até 1,5 °C, combater desmatamento e garantir segurança hídrica

 

O Carbon Disclosure Project (CDP) disponibilizou a sua 'A list' de 2022, reconhecendo as empresas que estão liderando a transparência corporativa em suas divulgações sobre : mudança climática, segurança hídrica e gestão de recursos naturais ou tema de floresta.

 

Mais de 18,7 mil empresas foram avaliadas, sendo que 15 mil receberam notas e só 330 delas alcançaram a nota máxima (A) em um dos temas avaliados. O número é maior que em 2021, quando 272 companhias atingiram essa pontuação.

 

Este ano, mais de 680 instituições financeiras com mais de US$ 130 trilhões em ativos, incluindo Allianz, Amundi, AXA, BNP Paribas, Vanguard, CalPERS, Capital Group e State Street, assinaram a carta do CDP, solicitando que cerca de 10.400 empresas em todo o mundo divulgassem dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais por meio da plataforma.

 

Apesar de o relatório ser um sistema de divulgação voluntária, ele é amplamente utilizado como referência pelos grandes investidores.

 

Segundo o CDP, em 2022, 283 empresas obtiveram “A” em mudanças climáticas, 25 em florestas e 103 em segurança hídrica. Isso representa, em relação ao ano passado, um aumento de 42% de empresas com nota A para mudanças climáticas e de 4% para florestas. Por outro lado, observamos uma queda de 13% no número de empresas com nota A em segurança hídrica.

 

Lista ‘Triple A’

 

Somente 12 empresas conseguiram alcançar o “Triple A” (pontuação máxima nos três programas, de mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas). Entre elas está a brasileira Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, única da América Latina a conseguir a nota máxima em todas as categorias. Esse é o segundo ano que a empresa fica na categoria.

 

De acordo com diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini, a manutenção desta classificação em 2022 atesta a solidez e o caráter contínuo do trabalho realizado.

 

- A conservação do meio ambiente é um compromisso indissociável do andamento dos negócios e está atrelada à visão de longo prazo da empresa - afirma Razzolini.

 

Segundo Rebeca Lima, diretora-executiva do CDP, entre os fatores que agregam dificuldade para organizações chegarem a esse nível estão a necessidade de serem convidadas por um investidor a reportarem informações nos temas segurança climática, segurança hídrica e florestas, a exigência de ser transparente em todos eles e a demonstração de práticas em liderança em todas estas categorias avaliadas pelo CDP.

 

Lima, do CDP, comenta que o compromisso com as metas baseadas em Ciência é uma parte importante da agenda climática. Nesse sentido, como cada ano o nível de exigência do mercado e dos stakeholders aumenta, os critérios de liderança para que uma empresa seja nota A, também aumentam.

 

- Todos os anos, o CDP sobe a barra, por isso temos de celebrar não só que novas empresas aderiram e conseguiram alcançar o nível de nota A, mas também aquelas que se mantiveram nesse patamar. Isso quer dizer que se manteve atualizada com o que significa liderança, nesse período - diz.

 

Ela destaca que a Klabin já havia sido, no ano passado, a primeira latino-americana a atingir esse status de triplo A, resultado que repetiu este ano.

 

Frentes

 

Segundo Rebeca Lima, diretora-executiva do CDP, o tema Florestas é o que tem menos empresas com nota A porque é o mais desafiador.

 

- Quando consideramos todos os critérios avaliados pelo questionário do CDP, olhamos não apenas para infraestrutura corporativa, como governança e estratégia, mas também como prática de implementação para evitar o desmatamento na cadeia de valor - explica.

 

Ela adiciona que entre os requisitos avaliados estão ainda rastreabilidade de toda a cadeia de fornecimento, incluindo fornecedores diretos e diretos e nos mais diversos sistemas.

 

Um detalhe: as pontuações são concedidas separadamente para cada uma das quatro commodities responsáveis pela maior parte do desmatamento tropical globalmente: madeira e produtos de papel, óleo de palma, produtos de gado e soja.

 

Para ganhar um lugar como um detentor de nota A no CDP Forests, as empresas devem demonstrar vontade de divulgar informações de forma completa e transparente, um compromisso com prazo e política em toda a empresa para remover o desmatamento de suas operações e cadeias de abastecimento, procedimentos robustos para avaliar os riscos de desmatamento e suficiente ação, incluindo engajamento da cadeia de suprimentos, planejamento estratégico e sistemas de monitoramento apropriados para mitigar e reduzir o desmatamento.

 

No caso da frente de mudança do clima, que é o que tem mais empresas com nota A, a executiva explica que é um tema trabalhado pelo CDP há mais de 20 anos, com um questionário de mudanças climáticas para empresas do mercado latino-americano, está em pauta e onde houve muita inovação e avanço, até por conta da agenda ESG, que está em alta.

 

- Assim, as empresas conseguem trocar quais as melhores práticas e conseguiram avançar nesse ponto com muito mais frequência do que nos demais temas avaliados- diz Lima.

 

A Lista

 

O processo de avaliação é baseado nos dados informados pelas organizações através do questionário de mudanças climáticas. Para receber uma pontuação A ou B, as empresas devem demonstrar consciência de seus impactos no meio ambiente, desmatamento e segurança hídrica, e ações apropriadas para reduzir suas emissões de acordo com os esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5 °C estabelecida no Acordo de Paris.

 

As empresas recebem uma pontuação de A a D- com base na abrangência da divulgação, conscientização e gerenciamento de riscos ambientais e demonstração de melhores práticas. Aqueles que não divulgam ou fornecem informações insuficientes recebem nota F. 

 

A ‘A-List’ completa do CDP em 2022 pode ser acessada aqui.



https://oglobo.globo.com/economia/esg/noticia/2022/12/lista-destaca-12-empresas-que-lideram-o-caminho-da-transparencia-ambiental-e-tem-brasileira.ghtml