Klabin na mídia
05/10/2022
Institucional
Referência global em sustentabilidade, John Elkington visita projetos e instalações da Klabin no Paraná
Sociólogo e criador dos primeiros conceitos sobre responsabilidade corporativa e economia regenerativa veio ao Brasil para palestrar na 5ª edição do INOVA Klabin
COM ASSESSORIAS – A convite da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, John Elkington, sociólogo e autoridade em desenvolvimento sustentável, esteve no País na semana passada para palestrar na 5ª edição do INOVA Klabin — evento voltado aos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da empresa, que busca promover debates e reflexões que conectam a inovação à sustentabilidade. Após a palestra, Elkington visitou as operações e projetos socioambientais que a empresa possui no Paraná. O criador do conceito “Triple Bottom Line”, que equilibra conceitos econômicos, sociais e ambientais das empresas, estava acompanhado da CEO da Volans, consultoria de ESG para empresas, Louise Kjellerup Roper,
Elkington visitou a Unidade Puma, em Ortigueira, fábrica considerada o maior investimento da história da Klabin e que teve seu projeto realizado com foco em sustentabilidade. Em Telêmaco Borba, pôde conhecer o Centro de Tecnologia Klabin, espaço que que acumula uma jornada de excelência em inovação, com destaque para o desenvolvimento de soluções voltadas à produtividade e à redução de impactos ambientais. A visita também incluiu o Parque Ecológico Klabin — área de quase 10 mil hectares, onde cerca de 91% são formados por florestas nativas, e tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a reabilitação de animais silvestres e a preservação de espécies em extinção.
Em Imbaú, Elkington teve a oportunidade de falar com participantes do programa de agricultura familiar Klabin Matas Sociais, iniciativa desenvolvida em parceria com a Apremavi e o Sebrae, que visa o fortalecimento econômico, ambiental e social de pequenas e médias propriedades rurais. No Assentamento Guanabara, o sociólogo conheceu uma propriedade-modelo e degustou um café colonial com produtos feitos pelo grupo de mulheres auxiliadas pelo programa. “Mostramos a ele como o Matas Sociais nos ajudou a ter um incremento de nossa renda sem prejudicar o meio ambiente, e oferecemos a ele alguns de nossos produtos para ele degustar, como os queijos que produzimos localmente”, afirma Sirlene Alves Moraes, participante do programa. Elkington plantou uma árvore no local e testemunhou a circularidade promovida pelo Matas Sociais, a partir do fornecimento aos produtores de adubo feito na Central de Processamento de Resíduos Sólidos da Klabin,localizada em Ortigueira. As frutas e hortaliças plantadas pelos participantes do programa tem como um dos seus destinos, os refeitórios da empresa e a alimentação dos animais do Parque Ecológico.
“Ter em nosso evento e em nossas instalações uma figura tão importante no tema de desenvolvimento sustentável é motivo de orgulho para a Klabin e mostra que estamos no caminho certo”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.