22/09/2022

Sustentabilidade

Um grande chamado para a sustentabilidade

Encontro no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera reforça a sinergia entre as duas grandes diretrizes que guiam a estratégia da Klabin

 

A última quarta-feira, 21 de setembro, tornou-se um Dia da Árvore inesquecível para os mais de 500 participantes da 5ª Edição do Inova Klabin, realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores da Klabin desfrutaram de uma programação repleta de atividades e puderam conhecer de perto algumas iniciativas da Companhia nas áreas de inovação e sustentabilidade, ao mesmo tempo que foram convidados a continuar participando da construção do futuro.

 

“Foi uma grande celebração, uma excelente oportunidade de fomentar discussões relevantes junto aos nossos públicos e alertar para temas extremamente urgentes para o planeta”, diz Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, além de maior recicladora de papel do País.

 

A palestra de abertura ficou a cargo do inglês John Elkington, conhecido como o “pai da sustentabilidade” por ter criado o modelo de gestão no qual hoje são baseados os investimentos sustentáveis e as políticas de responsabilidade corporativa. Elkington relembrou a evolução do tema até a criação do conceito ESG e reforçou a esperança nas novas gerações. “Os jovens esperam trabalhar em empresas com atitudes corretas e irão, cada vez mais, valorizar os produtos que venham dessas companhias.”

 

Vivenciando a preservação

 

Os convidados passaram por cinco experiências no decorrer da tarde. Enquanto o Museu das Árvores sensibilizou o público a partir da percepção de como seria o futuro após a extinção de todas as espécies existentes hoje no Parque do Ibirapuera e na Mata Atlântica, a Timidez das Copas, conduzida pelo artista Edson Pavoni, construiu um painel com dobraduras em papel feitas pelos convidados, representando a visão vertical de uma floresta. A Experiência Gastronômica, liderada pela chef Bel Coelho, valorizou a produção sustentável local, com a utilização de ingredientes que ela encontrou ao visitar as matas nativas conservadas pela Klabin no Paraná, a exemplo do jaracatiá, mamoeiro típico da Mata Atlântica, e da uvarana, espécie com textura semelhante à do palmito.

As duas outras experiências, Iniciativas Klabin e Novos Negócios, apresentaram ao público uma série de novas possibilidades nos setores em que a empresa atua, e também em outros, mostrando o imenso potencial presente nas florestas. “Combinar a inovação e o crescimento econômico com os aspectos sociais e ambientais é algo que a Klabin vem fazendo desde que nasceu, há mais de 120 anos”, lembrou a gerente de Inovação, Renata Freesz. A programação foi concluída com a premiação dos melhores fornecedores do ano da empresa e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que executou uma composição criada com base nos sons captados em uma das florestas conservadas da Klabin, como parte da campanha elaborada pela empresa em comemoração do Dia da Árvore.

 

Tecnologia e economia circular

 

Além de ser a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções em embalagens de papel do País, a Klabin fomenta a economia circular, mantendo o posto de maior recicladora de papéis do Brasil. Esse trabalho é resultado de fortes investimentos em inovação, área da Klabin que tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e estreitar relações com uma robusta rede global de parceiros, formada por startups, universidades, aceleradoras e stakeholders.

 

Foi essa busca permanente pela evolução que fez surgir o Inova Klabin como um grande evento de celebração e compartilhamento com toda a cadeia da companhia, realizado pela primeira vez em 2017, em Telêmaco Borba (PR), sede de uma grande unidade da empresa. A edição seguinte foi em São Paulo, em 2018, e a terceira, em fevereiro de 2020, pouco antes da chegada da covid-19 ao Brasil, ocorreu em formato de road show nas unidades da companhia. No ano passado, a quarta edição foi digital.

 

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,um-grande-chamado-para-a-sustentabilidade,70004146712