Klabin na mídia
04/05/2022
Relações com Investidores e Resultados Financeiros
Resultado da Klabin: melhor impossível
Foi registrado lucro de 875 milhões de reais, o que representa aumento de 108% na comparação com o primeiro trimestre de 2021
Com um lucro de 875 milhões de reais, um aumento de 108% na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a Klabin divulgou seus resultados e superou as expectativas de mercado. Confira nossa análise e o valor justo da ação desta gigante de papel e celulose.
A empresa
Klabin é uma produtora de papel integrado para embalagens e tem foco no mercado brasileiro. No entanto, é importante saber que a empresa também pode exportar o excedente, o que mantém suas receitas estáveis de certa forma.
Outro ponto relevante é que ela está se favorecendo com o crescimento do e-commerce e, em um mundo que busca ser cada vez mais sustentável, vem expandindo a utilização de produtos biodegradáveis em seu portfólio.
Os resultados
A empresa divulgou uma receita de 4,4 bilhões de reais no primeiro trimestre, 28% acima do mesmo período do ano anterior. Já a geração de caixa operacional (EBIT), foi de 1,3 bilhão de reais, 35% superior ao 1T21. Por fim, o lucro atingiu 875 milhões de reais, 108% superior na comparação ano contra ano.
Um balanço muito forte da companhia de papel e embalagens e que surpreendeu positivamente o mercado. Veja alguns números:
Fonte: RI Klabin
Valor justo
Em 24 de junho de 2021, divulgamos a primeira versão do nosso estudo sobre Klabin com o título Klabin: ação pode valer R$ 60 e pagar 13% de dividendos para quem comprar agora” e que você pode conferir clicando neste link.
À época, a empresa tinha uma geração de caixa operacional (EBIT) de 3 bilhões de reais. Com a alta dos preços de sua matéria prima, a celulose, atualmente, registra um EBIT de 5,2 bilhões reais por ano.
Os gastos com os investimentos, agora, são na ordem de 2 bilhões de reais focados, principalmente, na construção da segunda etapa da nova planta (Puma II), que entrará em pleno funcionamento no segundo trimestre de 2023.
Com o Puma II funcionando por completo, a geração de caixa saltará dos atuais 5,2 bilhões de reais para 6,7 bilhões de reais, ou seja, 1,5 bilhão de reais gerados a mais por meio da nova planta.
Assumindo que a política da empresa de distribuição do excedente de caixa seja mantida, podemos estimar um pagamento anual de dividendos da ordem de 5 bilhões de reais. No preço atual das ações, isso implica em um dividendo anual de aproximadamente 20%.
Caso a Klabin negocie em linha com as boas pagadoras de dividendos (que atualmente estão com o indicador de renda em dividendos –dividend yield– na faixa de 8% ao ano) e se a nossa estimativa de distribuição de proventos esteja correta na faixa dos 5 bilhões de reais, a empresa deve negociar no futuro com um valor de mercado de 60 bilhões de reais.
Isso ocorre porque o preço da ação se ajusta ao dividendo. Uma vez que o dividendo for de 5 bilhões de reais, o ajuste se dará pelo preço da ação que poderá valer R$ 56. Para quem comprar as ações hoje, 3 de maio, tem um dividendo esperado para 2025 de 18%. Já quem adquirir no futuro, possivelmente, irá receber 8%, pois as ações de Klabin devem se valorizar até lá.
Conclusão
Já estamos emitindo Relatórios Especiais, aqui na Inv, sobre Klabin há quase um ano e a empresa vem nos surpreendendo positivamente na entrega dos seus resultados. Entretanto, o mercado acionário brasileiro vem sofrendo com um vento contrário neste período, causado pela elevação das taxas de juros. A taxa básica, a Selic, por exemplo, saltou de 2% para 11,75%, o que elevou o chamado custo de capital.
Por isso, revisamos nosso preço justo para Klabin para os atuais 56 reais por ação e continuamos observando as ações de Klabin como uma das melhores opções de investimento da bolsa brasileira.
Bons investimentos!