Klabin na mídia
03/11/2021
Sustentabilidade
Sem ética nos negócios não haverá futuro para o planeta. Conheça NetZero, um novo hub dedicado a cobrir a pauta ESG no Brasil
Projeto Draft
Deveria ser óbvio (e é, aliás): este é um mundo finito, de recursos idem.
Por mais que Elon Musk e companhia sonhem com colônias em Marte, a exploração espacial evolui a passo de cágado quando comparada ao ritmo da devastação do meio ambiente aqui na Terra e das consequentes mudanças climáticas (em debate neste instante na COP26, em Glasgow, na Escócia).
Sustentabilidade sempre foi um dos temas que movem o Projeto Draft. Desde a nossa fundação, lá em 2014, dedicamos uma seção inteirinha para cobrir de perto os Negócios Sociais, pilotados por empreendedores para quem o lucro precisa vir sempre acompanhado de impacto positivo para as pessoas e o planeta.
Nos últimos tempos, as grandes empresas vêm felizmente incorporando esse olhar de forma cada vez mais enfática. A preocupação em aliar produtividade com o respeito às pessoas e o uso consciente dos recursos naturais ganhou, na agenda corporativa, um novo nome: ESG, acrônimo para Environmental, Social and Governance (o termo ainda faz você coçar a cabeça? Confira então o nosso Verbete Draft sobre o assunto).
Para cobrir de perto os grandes cases ESG do Brasil e as transformações que virão a reboque, o Draft e a consultoria Ideia Sustentável combinaram forças e acabam de lançar um novíssimo projeto editorial: NetZero, o primeiro hub de conteúdo dedicado à cobertura dos avanços da pauta ESG no Brasil. Adriano Silva, publisher do Draft (e também de Future Health, nosso portal dedicado à inovação disruptiva na área da saúde), afirma:
“A plataforma NetZero surge para ser uma referência das melhores práticas empresariais brasileiras no que se refere ao tema ESG. Queremos dar visibilidade àqueles que estão querendo fazer a revolução e contar essas histórias ao mesmo tempo em que compartilhamos as melhores práticas”
Quem capitaneia esse projeto ao lado de Adriano é Ricardo Voltolini, CEO e fundador da Ideia Sustentável. Com mais de 20 anos de bagagem e 350 empresas atendidas como consultor em sustentabilidade empresarial, Ricardo é autor de 11 livros sobre o tema (e de um artigo imperdível publicado aqui no Draft).
“O tema sustentabilidade evoluiu e passou a ser mais estratégico, porque impacta no valor dos negócios”, diz Ricardo. “Virou um tema de CEO, do conselho, deixou de ser um tema de uma área só e passou a ter metas, métricas e compromissos públicos.”
NetZero já nasce com patrocínio da Klabin. A parceria não é por acaso. A gigante do setor de papéis para embalagem vem se esmerando para potencializar o impacto positivo de sua atividade. “Além do aspecto comercial, ter a Klabin como primeira parceira é um endosso valioso de uma marca reconhecida como uma das líderes em ESG no Brasil”, diz Ricardo.
Em julho, quando foi tema de uma reportagem aqui no Draft, a Klabin registrava um balanço positivo de 4,5 milhões de toneladas de carbono equivalente no chamado estoque líquido anual. Mesmo assim, a empresa anunciava a intenção de reduzir suas emissões próprias e de energia comprada em 25% até 2025 (e em 49% até 2035) e trazer outras empresas para esse movimento.
Na ocasião, Júlio Nogueira, gerente corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, afirmou à nossa reportagem:
“O combate às mudanças climáticas é um tema urgente e requer a mobilização de todos. Nos últimos anos, tivemos significativos avanços nessa frente, mas sabemos que para garantirmos o futuro do planeta é preciso ir além”
O futuro do planeta. É disso, afinal, que se trata. Se a ética já era um valor a ser almejado nos negócios, agora se tornou urgente para a nossa sobrevivência enquanto espécie. E a missão de NetZero é fazer a crônica dos esforços das grandes corporações dedicadas a ajudar a construir um amanhã mais verde para o nosso planeta azul.
O post Sem ética nos negócios não haverá futuro para o planeta. Conheça NetZero, um novo hub dedicado a cobrir a pauta ESG no Brasil apareceu primeiro em Projeto Draft.