05/03/2021

Institucional

Klabin realiza Audiência Pública sobre o Terminal Portuário em Paranaguá

Com investimento de R$ 130 milhões até 2022, a empresa apresentou o plano de crescimento da sua operação em Paranaguá, ações para mitigação de impactos e as vantagens conjuntas da expansão na cidade

Paraná, 5 de março de 2021 – Em mais uma etapa para a expansão da sua operação em Paranaguá, a Klabin realizou na quarta-feira (3/3) a Audiência Pública de apresentação do Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV), uma das fases para a obtenção do Licenciamento do Terminal Portuário PAR-01. Organizada de forma virtual, para garantir a segurança da população e atender ao decreto do governo estadual no combate ao Coronavírus, o evento contou com a presença de diversos setores da sociedade e permitiu à empresa apresentar para a comunidade de Paranaguá o projeto do novo terminal.

Para assegurar maior participação popular, a Audiência também foi transmitida em tempo real pela rádio Aliança FM (98.3) e o telefone 0800 724 8332 foi disponibilizado para o envio de dúvidas e comentários, principalmente, para quem não tem acesso à internet. Dessa forma, todos os participantes tiveram espaço para se manifestar sobre a implantação do empreendimento com sugestões, dúvidas e comentários. Ampla publicidade para divulgar a realização da Audiência foi elaborada e os materiais apresentados na ocasião, também estão disponíveis ao público.

CONSTRUÇÃO DE PASSARELA – A Klabin apresentou o projeto de construção de uma passarela exclusiva na Avenida Portuária, no principal ponto de cruzamento ferroviário e muito aguardada pela população por ser, também, o local de travessia dos Trabalhadores Portuários Autônomos (TPA’s) para acessar o Porto. A passarela beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia e, além de melhorar e agilizar o fluxo dos pedestres, aumentará a segurança desses profissionais no trajeto de acesso ao porto, sem a necessidade de aguardar a passagem dos trens.

EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO CONJUNTO – A população também recebeu informações sobre a geração de empregos pelo empreendimento, cujo pico das obras de construção do terminal alcançará cerca de 180 postos de trabalho. “A Audiência foi uma ótima oportunidade de apresentarmos à Paranaguá nossa expansão e a confiança da Klabin no estado do Paraná, reforçando nossa visão e atuação para que o desenvolvimento sustentável e o crescimento sejam em conjunto com a população de Paranaguá e o Porto”, declarou Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin.

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin detalhou informações sobre o processo de construção do Terminal e da sua futura operação, a rota ferroviária que será utilizada e destacou as vantagens da nova estrutura, na qual os trens da empresa circularão apenas a cada dois dias. O projeto rodoferroviário que está planejado pela Klabin é inédito e, além de reduzir o número de viagens, dará mais agilidade e fluidez ao tráfego da região do Porto de Paranaguá. O término das obras está previsto para o segundo semestre de 2022.

Acesso ao Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) e Apresentação da Klabin:

Mesmo após a realização da Audiência Pública, toda a comunidade, entidades e órgãos locais possuem 30 dias para eventuais questionamentos e comentários. O telefone 0800 724 8332 permanece disponível, bem como o EIV para consulta nos sites da Klabin, da prefeitura de Paranaguá e da Audiência Pública nos links:

https://klabin.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1-EIV-KLABIN.pdf

https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/urbanismo/eiv-em-analisehttps://www.audienciapublicaklabin.com/

 

#TerminalPortuárioParanaguá #AudiênciaPública #OperaçãoemParanaguá