Projeto Puma II
O Puma é o felino com distribuição geográfica mais ampla pelas terras do hemisfério ocidental. Similar ao animal que leva o seu nome, o Projeto Puma II é caracterizado pela grandeza de sua presença: este é o maior investimento da história da Klabin. O complexo industrial localizado em Ortigueira, no Paraná, conta com duas etapas de expansão até 2023 por meio da construção de duas inovadoras máquinas de papel.
O projeto fez da Klabin a primeira empresa do mundo a produzir o papel Eukaliner, do qual já possui a patente. Junto ao Eukaliner White, os papéis exigem menos gasto energético para serem produzidos e possuem resultados até 20% superiores que os atuais produtos do mercado.
ETAPAS DO PROJETO
FASE I - O futuro chegou antes na Klabin
A primeira fase do Projeto Puma II foi concluída com o start da Máquina de Papel 27 (MP27), que produz o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto. Feito a partir de fontes renováveis, o Eukaliner® é inovador e apresenta performance superior mesmo em gramaturas menores, garantindo um papel para embalagem resistente, sustentável, com excelente qualidade de impressão e que otimiza recursos em toda a cadeia produtiva. Com a Máquina 27 em operação, ofereceremos ao mercado 450 mil toneladas de Eukaliner® por ano, reforçando o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da Companhia.
Conheça tudo sobre o Eukaliner, clicando aqui
FASE II - Ciclo de crescimento
Nosso ciclo de crescimento continua com a segunda fase do Projeto Puma II, que contempla a construção da Máquina de Papel 28 (MP28), uma máquina de papel-cartão moderna e sofisticada, que aumentará a nossa produção e garantirá o atendimento da crescente demanda do mercado de papéis para embalagens. Com entrega prevista para 2023, a MP28 terá capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais e irá consolidar a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e industrializados, dando sequência aos planos contínuos de crescimento e expansão da Companhia.
Clique aqui e saiba mais sobre a MP28.
Caminhos do Puma
A grandiosidade do Projeto Puma II, construído em Ortigueira, extrapola os limites físicos de sua unidade industrial e do setor de papel e celulose. Ele contribuiu para a economia brasileira, o manejo florestal, a pesquisa científica, a inovação, a logística, a infraestrutura regional e a qualidade de vida das pessoas. Conheça aqui o caminho que percorre o novo salto do Puma.
Ouça o podcast aqui
.
Fatos e Números
Empregos gerados
SUSTENTABILIDADE EM TODAS AS ETAPAS
O Projeto Puma II é um importante marco no ciclo de expansão da Klabin, o que reforça a sua capacidade de crescimento sustentável aliada à tecnologia. Conheça alguns destaques de sustentabilidade do projeto, que contou com grandes investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia em todas as etapas.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Na primeira fase das obras foram gerados mais de 21 mil empregos diretos e indiretos. Com isso, estima-se que nos dois anos iniciais do Puma II tenham sido injetados R$ 198 milhões na massa salarial dos municípios da região. Além de estimular as empresas parceiras a contratarem trabalhadores da região dos Campos Gerais, no Paraná, a Klabin também valorizou a mão de obra local investindo em formação técnica nas comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba, beneficiando centenas de profissionais. E vem mais um ciclo de desenvolvimento por aí, com o início da segunda etapa do projeto.
Acompanhe
Fique por dentro de tudo o que acontece no Projeto Puma II.
OPORTUNIDADES DE EMPREGO
Para as obras do Projeto Puma II, a Klabin quer manter a prática de valorizar a contratação de mão de obra local como feito na construção da Unidade Puma, inaugurada em 2016. Na época, durante a fase de construção civil, a companhia registrou um índice de 85% dos trabalhadores paranaenses.
Além de estimular as empresas parceiras a contratar funcionários por meio da Agência do Trabalhador, a companhia oferece à comunidade local diversos cursos de qualificação e formação, para que profissionais tenham acesso aos empregos – tanto na fase de implantação da nova planta industrial, como também depois, na operação das áreas fabris e florestais.
Caso tenha interesse em trabalhar nas obras, compareça à Agência do Trabalhador da sua cidade e faça seu cadastro com documento de identificação e carteira de trabalho.
Agência do Trabalhador
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As vagas estarão disponíveis em todas as Agências do Paraná e as contratações serão feitas pelas empresas parceiras do Projeto Puma II. Também é possível se candidatar pelo site empregabrasil.mte.gov.br. Mais informações pelos telefones:
Ortigueira: (42) 3277-1089 | 3277-2092;
Telêmaco Borba: (42) 3904-1651 | 3272-4903;
Imbaú: (42) 3278-1611.