Katiane Nara de Siqueira Costa
29/09/2020
Telêmaco Borba
Katiane Nara de Siqueira Costa
Escola Municipal Regente Feijó, Telêmaco Borba
Durante a pandemia, a professora Katiane também recorre ao WhatsApp como ferramenta de comunicação e apoio pedagógico a seus alunos da Escola Municipal Regente Feijó, de Telêmaco Borba. “Busco atividades diversificadas, pois é preciso adaptar tudo à atual situação e à realidade de nossos alunos. Para isso, utilizo muito das aprendizagens do Projeto Semeando Educação”, diz.
Recursos tecnológicos
“Na escola na qual trabalho os alunos não dispõem de muitos recursos, uma vez que nem todos possuem acesso à internet. Sendo assim, a ferramenta mais utilizada é o WhatsApp, através de áudios, vídeos, mensagens de texto e representações gráficas (quando os alunos enviam fotos das atividades que realizam e eu também envio a eles ilustrações e desenhos da resolução de problemas e outras atividades). Considerando a falta de acesso de alguns à internet, e até mesmo a falta de celulares e computadores, utilizamos o material impresso com orientações e atividades como meio de garantir que todos tenham acesso aos conteúdos.
Conteúdo
“Dentro desse cenário busco por atividades diversificadas, pois é preciso adaptar tudo à atual situação e à realidade de nossos alunos. Para isso, utilizo muito das aprendizagens do Projeto Semeando Educação. Com a turma do 4º ano desenvolvi alguns dos jogos trabalhados em nossas formações: Jogo da Velha da Multiplicação, Dominó de Frações, Bingo do Resto, além das atividades de registro a partir dos jogos, explorando sempre a capacidade de pensar e representar esse pensamento, algo muito discutido nos roteiros. Trabalhei também com fração através do barbante, exploração do sistema de medidas, dobro, triplo, metade e frações, a partir de diferentes receitas, divisão através da literatura. Utilizei um dos livros presentes nas formações, “Tocaram a campainha”. Aliado a tudo isso está a troca de experiências e principalmente o conhecimento adquirido. Pois a partir desses consegui desenvolver novos jogos para minha turma, como: jogo da velha das frações e UNO de frações, além de outros já existentes, dominó de formas geométricas, trunfo do sistema solar, o qual possibilitou a interdisciplinaridade entre ciências e matemática (onde pude explorar, além dos planetas, as distâncias entre esses através do Q. V. L. A interação entre os conteúdos é uma proposta de trabalho do Semeando.
Já na turma de 1º ano explorei ao máximo a capacidade de pensar e se expressar dos alunos, propondo atividades que envolvem o raciocínio lógico, a representação do pensamento, através de desenhos e do uso de materiais concretos, como palitos, feijões, entre outros, sempre primando pela utilização dos recursos disponíveis em casa. Nas atividades com a turma trabalhei a decomposição e composição através do material dourado, quatro operações, resolução e elaboração de situações-problemas.
Competências socioemocionais
“Sabemos de nossas limitações e do papel da escola na vida de nossos alunos. Por isso, dentro da realidade das minhas turmas, as questões socioemocionais têm sido trabalhadas através da troca de mensagens via WhatsApp, mimos e recadinhos por escrito aos alunos, como forma de incentivá-los e também mantermos os laços afetivos professor/aluno em tempo de pandemia.”