09/12/2025

360°: Klabin entra em nova fase e passa a colher, depois de muito investir

A Klabin entra em nova fase, com foco em fortalecer o protagonismo em sustentabilidade, inovação e eficiência

Por Silvia Balieiro
09/12/2025

360° 2025 - Papel e celulose — Foto: 360° 2025

Foi o maior ciclo de expansão da história de 126 anos da Klabin. No período de cinco anos encerrado em 2024, a empresa investiu R$ 29 bilhões. Agora, entra em nova fase. O momento é de maximizar a eficiência interna e gerar retorno sobre os projetos estruturantes já concluídos. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos recentes”, afirma Cristiano Teixeira, diretor-geral da companhia campeã setorial de Época NEGÓCIOS 360°.

Grande parte do investimento foi feito na Unidade Ortigueira, no Paraná, onde a Klabin produz celulose e papel. O complexo reúne tecnologias como gaseificação de biomassa, uso de tall oil (subproduto do processamento de madeira) como biocombustível, secagem de lodos (reduz a umidade) e reaproveitamento de resíduos. Como resultado, o índice de reaproveitamento de refugos na operação industrial foi além de 99% em 2024. A meta é zerar o envio de resíduos para aterros até 2030.

Ao longo do ano, começou a operar a Unidade Piracicaba II, considerada a mais moderna fábrica de papelão ondulado das Américas, com infraestrutura que prioriza eficiência energética, diminuição de resíduos e tecnologias de ponta. Além disso, a Klabin reduziu em 28,3% o consumo de água industrial, superando a meta de 20% prevista para 2030; ; diminuiu em 13,2% as emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2, e 17,4% no escopo 3 - considerando o ano-base 2022; e reintroduziu na natureza duas espécies de aves ameaçadas de extinção: a jacutinga e o papagaio-de-peito-roxo.

O desenvolvimento de produtos mais sustentáveis nasce no Centro de Tecnologia Klabin e no Centro de Pesquisas Florestais, onde equipes multidisciplinares buscam alternativas para substituir matérias-primas de origem fóssil. Entre os destaques recentes estão a PineFluff eXcel, que traz mais resistência e eficiência para produtos higiênicos absorventes, como fraldas geriátricas, e o Eukaliner, o primeiro kraftliner do mundo produzido 100% com fibra de eucalipto. É papel de alta resistência, usado em embalagens.

A IA tem tido participação importante no dia a dia da empresa. Ao todo, 60 iniciativas estão em andamento, com prioridades definidas. Entre elas, projetos como o cálculo do tempo médio da frota de caminhões na floresta e a identificação de fatores prejudiciais à produtividade, como resquícios de casca nos troncos, com impacto na eficiência industrial. Toda a governança dessa tecnologia fica sob responsabilidade do AI Office, escritório de inteligência artificial formado por um grupo multidisciplinar. “A inteligência artificial tem papel transversal, sendo utilizada desde o planejamento do plantio das florestas até o produto final”, afirma Teixeira.

Para aumentar a diversidade em seus times, a empresa promove o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas e o letramento em diversidade na Escola de Negócios Klabin. Em 2024, 47,8% das novas contratações foram de pessoas negras. Mais de 400 delas participaram do Mover, programa que oferece bolsas de estudo de inglês exclusivas para pessoas negras. Em relação à diversidade de gênero, a meta é alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030. Em 2024, já estava em 25%.

Para o futuro, o foco segue na inovação e na sustentabilidade. “Seguimos apostando em oportunidades relacionadas à substituição de materiais de origem fóssil por soluções renováveis e recicláveis”, diz Teixeira. O desafio é manter o equilíbrio. “Crescimento e conservação precisam caminhar juntos em empresa de base florestal.”

O sustentável também rende - Títulos com metas ambientais

Confiante em seu modelo sustentável de produção, em 2021 a Klabin emitiu US$ 500 milhões em Sustainability-Linked Bonds, operação com custo financeiro atrelado a metas ambientais. Como todas as metas foram cumpridas de forma antecipada, a companhia garantiu condições mais competitivas e reforçou sua credibilidade no mercado.

Para 2025, a meta era um consumo de água menor ou igual a 3,68 m³ por tonelada de produto. A companhia registrou 3,17 m³ já em 2024. Outra meta era a de reutilizar/reciclar no mínimo 97,5% de resíduos. A companhia, em 2024, chegou muito perto da totalidade: 99,35%. Mais um objetivo era o de reintroduzir ao ecossistema pelo menos duas espécies de animais nativos em extinção. Foram reintroduzidos, já em 2024, a jacutinga e o papagaio-de-peito-roxo.

360° 2025 - Papel e celulose — Foto: 360° 2025

#Reconhecimentos #AnuárioÉpoca360 #CampeãDoSetor

Link: https://epocanegocios.globo.com/especiais/360/noticia/2025/12/360-klabin-entra-em-nova-fase-e-passa-a-colher-depois-de-muito-investir.ghtml