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null Repensando a educação digital

07/08/2023

Repensando a educação digital

A Suécia, que desde a década de 1990 vinha adotando uma estratégia massiva de informatizar os materiais didáticos e as aulas, decidiu investir 45 milhões de euros (cerca de R$ 242 milhões) na distribuição de livros didáticos impressos em 2023. Essa reviravolta é explicada por diversas razões, incluindo a queda no desempenho dos alunos em leitura, preocupações de saúde com o aumento do uso de telas, dificuldades para os pais ajudarem os filhos e evidências científicas que destacam os benefícios do livro físico no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

 

A ministra da Educação da Suécia mencionou que a tecnologia não é necessariamente benéfica, independentemente do conteúdo. A mudança de direção ocorre em meio a preocupações sobre a capacidade de concentração reduzida dos alunos e o impacto negativo da digitalização na qualidade da escrita. Especialistas e exemplos, como o da Suécia, ressaltam a importância de considerar estratégias pedagógicas e insights da neurociência ao adotar a digitalização completa.

 

Fonte: G1 / Luiza Tenente

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