Asset Publisher

null Municípios do Klabin Semeando Educação conhecem ADE Noroeste Paulista

05/07/2023

Municípios do Klabin Semeando Educação conhecem ADE Noroeste Paulista

O Programa Klabin Semeando Educação promoveu na manhã desta terça-feira, 04/07, um encontro virtual entre dirigentes do ADE Noroeste Paulista e secretários municipais e técnicos das Secretarias de Educação de 15 municípios participantes do programa. O encontro foi organizado e mediado pela equipe da Interação Urbana, sob coordenação de Patrícia Cândido, e teve como convidado Ederson Marcelo Batista, secretário municipal de Educação de Votuporanga (SP), coordenador executivo do ADE Noroeste Paulista e vice-presidente da UNDIME-SP.

 

O evento deu continuidade a um encontro realizado em junho, que inaugurou a proposta de realizar, mensalmente, oficinas com temas pertinentes aos municípios do programa, para que tenham condições de implementar um ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) em seus territórios. Participaram deste encontro representantes de Curiúva, Congonhinhas, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Sapopema, Tibagi e Ventania (Paraná); Lages, Correia Pinto, Otacílio Costa e Ponte Alta (Santa Catarina); e Angatuba e Itararé (São Paulo).

Paixão pela educação

Marcelo Batista se declarou um apaixonado pela educação. Ao contar sobre seu percurso na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, ele disse acreditar na transformação do país por meio da educação de qualidade, objetivo que pode ser melhor alcançado por meio da colaboração mútua. Com 72 municípios integrados e outros 10 em uma lista de espera, o ADE coordenado por Marcelo é o maior arranjo educacional do país.

 

“A partilha é um dos pressupostos do ADE. Até as fragilidades, se somadas, podem ser ressignificadas”, salientou. Ele destacou a importância do trabalho horizontal e o regime de colaboração entre os entes federativos, quando guiados por objetivos em comum. E citou alguns motivos pelos quais o ADE se constitui uma importante ferramenta de auxílio aos gestores municipais e a todos que nele se envolvem, como:

 

  • intercâmbio entre os municípios para resolução de problemas e/ou necessidades em comum;
  • compartilhamento de informações, ideias, experiências e vivências;
  • fortalecimento da estabilidade das secretarias municipais de educação (alimentação da plataforma do PAR, estruturação do PPP e do PME etc.);
  • instrumentalização dos secretários para a busca de políticas públicas que favoreçam a melhoria da educação municipal;
  • melhoria do nível do Ideb das redes municipais dos territórios envolvidos;
  • assertividade no plano de trabalho e na tomada de decisão;
  • oportunidade de os professores externarem suas necessidades, ecoarem a sua voz, entre outros.

 

Uma das principais bandeiras do ADE Noroeste Paulista é a formação continuada, para que os professores e toda a equipe pedagógica possam utilizar estratégias e recursos voltados à melhoria da educação dos estudantes. Por isso, um de seus compromissos é promover mensalmente o Fórum de Educação, para que os professores — “aqueles que conhecem a realidade das salas de aula, de cada criança, jovem ou adulto”  — engajem-se nas questões que permeiam o chão da escola e tenham oportunidade de avançar em seu percurso profissional.

 

Segundo Marcelo, o ADE não tem uma identidade jurídica, mas, se adequadamente estruturado, com os termos de adesão e colaboração devidamente assinados, pode promover ações exitosas para todos os territórios envolvidos. Por fim, acrescentou o dirigente, é preciso haver “humildade nas relações entre os municípios, de modo que haja respeito e entendimento para a concretização das ações pretendidas”.

Elogios

Os participantes teceram comentários elogiosos sobre o encontro. “Ficaríamos aqui o dia inteiro trocando experiência, porque é muito bom falar com pessoas que amam a educação”, disse Raquel Bueno da Costa Wiedermann, coordenadora pedagógica da SEMEC, de Tibagi (PR). “Sempre que pudermos ter esses encontros, será maravilhoso, pois estou a caminho da aposentadoria, mas, vendo você, Marcelo, vendo essa equipe maravilhosa, penso em continuar, para que a gente possa instruir as pessoas novas que estão vindo, para que tenham esse mesmo afeto pela educação. Parabéns! Foi de grande valia, especialmente para mim, que também amo a educação”, completou.

 

“Ficamos muito animados com a fala do Marcelo, tendo em vista que a formação continuada tem sido uma persistente luta desde que o Jairo (Jairo Pedroso Protásio, secretário municipal de Educação) assumiu no final de 2021, tanto em parceria com o Semeando Educação como na realização das Semanas de Acolhimento de ano letivo e de retorno às aulas após os recessos”, disse Jéssica Lopes Pereira, assessora de Gabinete da Educação de Angatuba (SP). “Essa relação com outros municípios, e escutar o Marcelo falando da potência que Votuporanga se tornou através da formação continuada e a sua região de abrangência, através do ADE, nos deixou muito empolgados. Ficamos lisonjeados em sermos convidados para participar deste projeto (falo em nome da Secretaria) e não vemos a hora de termos os feedbacks presenciais”, acrescentou.