Lançamento da etapa de 2020
05/02/2020
Lançamento da etapa de 2020
Recomeçou em fevereiro (04) a jornada de professores e gestores educacionais de escolas municipais de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira rumo à melhoria da qualidade da educação por meio do programa Klabin Semeando Educação. O programa, desenvolvido desde 2019 nesses municípios, tem como objetivo melhorar a gestão escolar e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas.
O começo das atividades em 2020 foi marcado pela palestra do professor Júlio Cesar Furtado dos Santos, doutor em Ciências da Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que abordou o tema “Professando o quê, professor?”. O evento reuniu mais de 800 pessoas, entre professores, funcionários e diretores de escolas.
Em 2019, o Klabin Semeando Educação apresentou aos professores novas práticas de ensino da Matemática, alinhadas às habilidades previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A disciplina foi priorizada por ter recebido as menores notas no Ideb nas escolas das três cidades paranaenses. O programa também propôs novas metodologias para a rotina de gestores educacionais. Eles tiveram a oportunidade de definir os papeis e responsabilidades de cada integrante da equipe pedagógica e de construir caminhos de atuação frente às demandas escolares. O grupo elaborou, ainda, um planejamento para colocar esses aprendizados em prática partir deste ano.
Elisângela de Oliveira Freitas, gestora da Escola Municipal Professora Mercimeire Teodoro de Oliveira, de Ortigueira, já observa diversas mudanças em seu dia a dia decorrentes das iniciativas adotadas. “Aprendemos a organizar melhor o nosso tempo e o espaço de trabalho, a dividir tarefas entre os professores da escola e a acolher da melhor forma possível a comunidade escolar. Foi uma formação gratificante para mim e para os professores, que também conseguiram aplicar em sala de aula as novidades que prenderam”, avalia.
“Investir em Educação faz parte da Política de Sustentabilidade da Klabin, reforça nosso compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e traz benefícios permanentes para as comunidades em que estamos inseridos”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.
Sobre o programa
O Klabin Semeando Educação é realizado em 65 escolas públicas municipais, beneficiando aproximadamente mil professores e 11 mil alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O programa é desenvolvido em parceria com a consultoria Interação Urbana, especializada em gestão pública e educacional. Em sua fase estadual, concluída em 2018, houve a evolução média de 23% no Ideb dos municípios contemplados – crescimento maior do que a média do Paraná e do Brasil.