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null Franciele Altino

29/09/2020

Telêmaco Borba

Franciele Altino

Escola Municipal Regente Feijó, Telêmaco Borba

A Escola Municipal Regente Feijó, onde a professora Franciele atua, está situada no bairro Ana Mary, em Telêmaco Borba, e atende alunos em sua grande maioria carentes. O meio de comunicação predominante neste momento tem sido o aplicativo WhatsApp. Um grupo foi criado e por meio dele a professora repassa diariamente orientações sobre as atividades enviadas quinzenalmente. “Sou a professora regente de 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental”, explica.

Recursos tecnológicos

“Neste momento há uma limitação muito grande para a realização do nosso trabalho, porém, há também a necessidade de criar alternativas para que os alunos recebam o mínimo de conhecimento possível.

Conteúdo

“O professor de Ensino Fundamental é um profissional polivalente e o curso (de formação) nos oferece mais conhecimento e estratégias de aplicabilidade de conhecimento. Utilizando algumas dessas estratégias e adaptando-as ao momento atual, trabalhei com meus alunos jogos matemáticos: Avançando com o resto, Nunca dez com Q.V.L e Dominó da fração. Estratégias de raciocínio sempre de maneira interdisciplinar, associando aos conteúdos ministrados pela professora Lara nos encontros do Semeando. Das atividades realizadas no curso e adaptadas que enviei, as que os alunos mais gostaram foram o jogo Avançando com o resto, diferentes estratégias de resolução da divisão através da decomposição com material dourado e dinheirinho, situações problemas de divisão por cotas. Trabalhamos ainda os roteiros propostos pela professora para que através destes o aluno possa realizar suas próprias investigações, chegando à conclusão de que a matemática vai além das contas. Desenvolvemos livretos abordando assuntos matemáticos. Através de receitas, trouxemos o conteúdo das frações de forma lúdica e divertida, onde ainda iremos avançar com desafios e atividades de frações entre outros conteúdos.

Interação e afetividade

“A escola é a segunda casa de nossos alunos, onde se alimentam, aprendem, ensinam e se relacionam. Meu trabalho na pandemia está voltado a tentar o máximo de contato com as crianças. Além das orientações referentes às atividades diárias, envio para eles áudios, vídeos e fazemos videochamadas via WhatsApp e pequenos mimos, sempre com o intuito de manter nossos laços afetivos vivos. A afetividade entre professor e aluno gera autoestima, comunicação e libera nos alunos autonomia e criatividade na realização de suas atividades. Sou adepta da metodologia ativa, o que mesmo na pandemia tem proporcionado que meus alunos sejam protagonistas, aprendam e ensinem.

Agradecimento

“Sou grata por esta profissão que me proporciona conhecimento diário e uma busca incessante pelo bem do meu cliente, meu aluno!”