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Atrás Formação de professores em Imbaú

04/02/2020

Imbaú

Formação de professores em Imbaú

1º Encontro do Módulo II – Matemática com significado: o ensino das 4 operações aritméticas

1º Encontro de Formação de Professores – Módulo II – O ensino das quatro operações aritméticas a serviço de uma matemática com significado

No dia 4 de fevereiro de 2020, 36 professoras do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Imbaú participaram do primeiro encontro de formação do módulo 2: “O ensino das quatro operações aritméticas a serviço de uma matemática com significado”, com o foco na multiplicação. Vale lembrar que eram previstos 46 professores, mas no dia a equipe foi dividida e quem assume Educação Infantil não participou da formação pois ficou na oficina da Educação Infantil.

A pauta foi dividida em três grandes momentos: o primeiro para tratar das ideias da multiplicação (soma de parcelas iguais, organização retangular e combinação); o segundo para tratar das diversas estratégias de cálculo, considerando as regularidades acerca da multiplicação e a memorização (trabalho com a tabuada, jogos para organização das escritas multiplicativas e o trabalho com multiplicação por 10, 100 e 1000); e o terceiro momento da pauta para discutir sobre outras estratégias de cálculo até conhecermos o cálculo convencional. Vale lembrar que o foco era “pensar estratégias para calcular a multiplicação” em vez de apenas calcular ou decorar procedimentos convencionais de cálculo. 

Assim, a dinâmica inicial trouxe alguns problemas para que as professoras analisassem as ideias por trás deles. Para isso, os professores foram agrupados e receberam o material necessário tanto para estudo (leitura teórica) quanto para a realização de uma determinada tarefa, considerando que dentro deste grupo existiam papéis por eles desempenhados. Essa estratégia parte do pressuposto que o aluno aprende tanto com o professor quanto com seu colega de grupo. 

Encerrada a primeira parte, os professores foram convidados a vivenciarem atividades práticas, como jogo do boliche, para discutirem escritas numéricas e perceberem regularidades da multiplicação e da própria tabuada. O grupo analisou também exemplos de problemas e de como as crianças os resolveram, considerando muito mais a ideia sobre o que é multiplicar do que a simples memorização de uma ou outra estratégia de cálculo. Por fim, os professores foram desafiados a pensarem suas próprias estratégias de cálculo e a socializarem com os demais, explicando como pensaram.