30/05/2017

Programa Caiubi reunirá educadores de três municípios de Santa Catarina

Santa Catarina, 30 de maio de 2017 – A Klabin realizará nos dias 31 de maio e 1 de junho a 28ª edição do Programa Caiubi, contemplando os municípios de Santa Cecília, Otacílio Costa e Bocaina do Sul (SC), áreas onde a empresa possui atividades florestais. Além de sensibilizar os educadores da região para a importância das questões ambientais, a ação é uma oportunidade para estreitar o relacionamento da companhia com as comunidades locais, que poderão conhecer melhor a Klabin e seus processos florestais, como colheita e silvicultura, e suas iniciativas socioambientais destinadas aos municípios em que atua.

 

O primeiro dia do curso terá como foco palestras voltadas para o meio ambiente: Plantações Florestais Sustentáveis, Mais do que Animais!, Atividades Lúdicas para Educação Ambiental e Programa Matas Legais, ministradas, respectivamente, por Mireli Moura Pitz Floriani, bióloga e analista de Sustentabilidade da Klabin, Vilmar Piccinato Filho, Engenheiro Florestal da empresa SUMATRA, Ilton Agostini, biólogo e soldado da Polícia Ambiental e Leandro Casanova, especialista em Recursos Hídricos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Também serão realizadas as dinâmicas: Do Bicho ao Nicho, por Vilmar Piccinato Filho, que aborda informações ecológicas sobre a fauna regional; e Jogão Fique Legal, um jogo que simula uma trilha de 40 m² e promove o ensinamento sobre cuidados com o meio ambiente nas ações diárias, intermediado pela gestora ambiental da Apremavi, Daiana Barth.

 

No segundo dia, será feita uma apresentação sobre o Projeto Crescer Lendo, uma iniciativa da Klabin em parceria com a ONG United Way Brasil que incentiva a leitura para crianças de até seis anos e visa promover o contato com os livros, por meio do estímulo à criatividade e imaginação. Em Santa Catarina, a Klabin já doou 10 cantinhos de leitura para escolas municipais de ensino infantil em nove municípios e este ano haverá a doação de mais seis cantinhos, incluindo um para a cidade de Santa Cecília. Após a apresentação, que será conduzida pela profissional da área de Comunicação e Sustentabilidade da Klabin, Aline Yukari Tozaki, haverá uma dinâmica de contação de histórias para os professores, ministrada pela consultora técnica do Projeto Crescer Lendo, Rosana Padial. O evento também contará com palestra do engenheiro Sanitarista e Ambiental da Klabin, Rodrigo Teixeira, que abordará o sistema de gestão ambiental da Klabin; uma dinâmica sobre o equilíbrio ecológico e cadeia alimentar, que será apresentada pela bióloga Mireli Floriani; além de visitas à Trilha Araucária e à unidade industrial da Klabin em Correia Pinto.

 

Desenvolvido em Santa Catarina desde 2007, o Programa Caiubi tem o objetivo de sensibilizar os educadores para assuntos relacionados ao meio ambiente, com o intuito de que se tornem multiplicadores desse conhecimento para alunos e as comunidades em que atuam. O programa tem aproximado ainda mais a Klabin das comunidades nos 40 municípios do Estado onde a companhia possui operações florestais e industriais.

 

A 28ª edição será realizada no Centro de Educação Ambiental da Klabin, na Unidade Correia Pinto.

 

Sobre a Klabin

 

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.