01/07/2013

Sustentabilidade

Klabin lança Relatório de Sustentabilidade 2012

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, lança seu relatório de sustentabilidade referente a 2012. Pela primeira vez, a companhia apresenta a versão completa do relatório apenas em formato digital. Com uma navegação interativa, a nova versão facilita a busca pelas informações e o acesso rápido e objetivo aos conteúdos disponíveis.

Entre os destaques do relatório está a redução em mais de 60% nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos pela empresa na comparação com oito anos atrás. Em 2012, as emissões evitadas pela empresa somaram mais de 3,1 mil toneladas de CO2eq (medida internacional que expressa a quantidade de gases de efeito estufa), o equivalente a 22 mil árvores plantadas em projeto de reflorestamento com duração de 30 anos. Dentre as principais ações implementadas na busca pela diminuição de emissões, a Klabin elevou o consumo de energia elétrica obtida a partir de fontes renováveis e limpas, como a solar e eólica, e passou a utilizar gás natural na geração de vapor, em substituição ao óleo combustível, mudança que reduziu em 26% as emissões de CO2 por unidade de energia da empresa.

O relatório destaca também crescimento nos índices de reaproveitamento de recursos hídricos pela Klabin. Em 2012, a empresa reaproveitou 33% de toda a água consumida em sua atividade produtiva, o que corresponde a mais de 4 milhões de caixas d’água com capacidade para 5 mil litros. Esse valor é resultado de programas desenvolvidos para reciclagem e reúso de água em irrigação colocados em prática pela Klabin, o que reforça a preocupação da empresa com a preservação e o uso racional das bacias hidrográficas.

No período, a empresa também trabalhou para garantir a preservação de florestas nativas. Atualmente, 90 hectares de matas nativas são preservados para cada 100 hectares de florestas plantadas pela Klabin. No ano passado, a empresa identificou em suas florestas mais de 1,4 mil espécies de animais e 2 mil de plantas, das quais 890 e 122, respectivamente, estão em risco de extinção, conforme a IUCN (International Union for Conservation of Nature). A empresa também é responsável por elaborar, anualmente, um Plano de Manejo para as suas unidades florestais, que permite integrar o cultivo de plantações de pinus e eucalipto com áreas nativas de modo a reduzir os impactos e ampliar o aproveitamento sustentável da floresta.

O relatório também traz informações sobre o desempenho econômico-financeiro da Klabin, que no ano passado registrou o melhor ano de sua história, atingindo o EBITDA recorde de R$ 1,4 bilhão.

O compromisso e as práticas de sustentabilidade da empresa também amadureceram no período: além do Comitê de Sustentabilidade, formado pela direção da companhia e com a participação de um membro externo, a Klabin conta com uma área específica de Gestão de Sustentabilidade. Por fim, dentre os compromissos voluntários assumidos e mantidos pela empresa, o relatório destaca um balanço de engajamento e aderência entre as ações da companhia e as diretrizes do Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária desde 2000.

Essas e outras iniciativas sobre a atuação sustentável da Klabin estão disponíveis no Relatório de Sustentabilidade 2012 da empresa, acessado pelo site www.klabin.com.br.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão e papel kraft) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

A gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Por isso, é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.