02/09/2019

Companhia é uma das maiores vencedoras da história da premiação

Klabin é vencedora da 26º Prêmio Expressão de Ecologia

Companhia é uma das maiores vencedoras da história da premiação

Santa Catarina, 2 de setembro de 2019 – A Klabin foi uma das vencedoras da 26ª Edição do Prêmio Expressão de Ecologia, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na última sexta-feira. Com a conquista, a companhia se mantém como uma das maiores ganhadoras da premiação, totalizando 15 troféus ao longo dos 26 anos de história do concurso.

Este ano, a Klabin foi premiada na categoria Resíduos Sólidos, com o case da Central de Processamento de Resíduos. Em 2016, a companhia implantou uma moderna Central de Processamento de Resíduos Sólidos na Unidade Puma, em Ortigueira (PR), responsável pela transformação e reaproveitamento de cerca de 91% de todos os resíduos gerados nas Unidades Puma e Monte Alegre (Telêmaco Borba), que juntas detêm 71% da capacidade total de produção da companhia no país. Os materiais reciclados pela Central são utilizados para fins diversos: na área de construção civil, são produzidos blocos ecológicos, canaletas, manilhas, entre outros; enquanto, na agricultura, são transformados em compostos orgânicos. O trabalho desenvolvido tem como objetivo principal ampliar cada vez mais as possibilidades de processamento e reaproveitamento dos resíduos, recolocando-os de volta ao uso.

“Ser reconhecida por um dos mais tradicionais prêmios de ecologia do país é muito gratificante para a Klabin, pois reforça a relevância das iniciativas realizadas pela companhia e nos incentiva a seguir inovando e expandindo nossos projetos, pautados pela Política de Sustentabilidade da empresa e contribuindo com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirma Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Instituição

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92. A ideia da iniciativa era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. Desde então, o reconhecimento já registrou mais de 2.700 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Este prêmio é considerado o de maior longevidade no Brasil.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Amanda Souza – (11) 3323-1512 – amanda.souza@inpresspni.com.br