20/09/2018

Estudantes e docentes da Holanda participam do Klabin + U

São Paulo, 20 de setembro de 2018 – A cocriação tem ganhado cada vez mais força dentro do pilar de inovação da Klabin, principalmente, para o desenvolvimento de soluções alinhadas à um futuro bioeconômico. Diante disso, recentemente, a companhia estreou mais um programa voltado à troca de experiências e sinergias com o segmento acadêmico nacional e internacional, o “Klabin + U”.

Nesta primeira edição, a empresa recebeu estudantes da Delft University of Technology, da Holanda, e o principal objetivo do encontro foi avaliar, experimentar e desenvolver soluções inovadoras para o mercado de embalagens. Orientados pelos professores Giulia Calabretta (Itália) e Kaspar Jansen (Holanda), os 28 alunos foram divididos em sete grupos; três deles focaram na criação de trabalhos abordando o futuro das embalagens de papel, e os outros quatro, no desenvolvimento de um centro de experiências. “Acreditamos que nossos alunos – todos do curso de Engenharia de Desenho Industrial – pensaram ‘fora da caixa’ para poder resolver os desafios colocados e persuadir os avaliadores dos trabalhos, usando principalmente técnicas de design thinking”, comentou a professora Giulia Calabretta.

Os participantes ficaram quatro dias imersos na rotina da Klabin, período no qual foi possível criar trabalhos e sugerir rotas de inovação relacionadas ao comércio eletrônico, aprimoramento das experiências de compra, produtos biodegradáveis e diversas outras vertentes que permeiam o futuro da companhia, priorizando o uso de processos sustentáveis e a conservação do meio ambiente. “Trabalhar com a Klabin foi uma grande experiência. Tivemos total assistência durante os dias em que ficamos imersos, desde as entrevistas com clientes até os recursos e elementos para desenvolvermos os trabalhos. Não imaginava colaborar com uma grande empresa e ao mesmo tempo aprender tanto sobre um setor que não tinha muito conhecimento”, disse Sander Pliakis, aluno da Deltf University.

“Foi um evento inovador, pois nenhum dos estudantes tinha tido contato anterior com a indústria de papel e celulose e conseguimos desenvolver junto sete projetos. Além de serem exibidos em Delft, na Holanda, os projetos já estão sendo aproveitados pela Klabin em alguns programas internos de inovação e design industrial, por exemplo”, afirmou Renata Freesz, gerente de Inovação da Klabin.

Os alunos fazem parte do programa Flight Case, criado pela Delft University of Technology, que é dividido em duas fases. A primeira foi realizada de abril a junho desse ano, na Holanda, quando o grupo analisou a atuação da Klabin e os respectivos estudos de caso. Na segunda fase, os estudantes vieram ao Brasil para a imersão e o desenvolvimento dos trabalhos.

Próximas edições

A Klabin estuda promover mais edições do programa. A meta é que seja um evento anual ou semestral, no qual demais universidades parceiras possam trocar conhecimento e experiências inovadoras para o setor.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.