Reconhecimentos

A Klabin vem conquistando, ano após ano, o reconhecimento de diversas organizações, veículos, comunidades e parceiros. São premiações que valorizam e destacam as mais diversas iniciativas, produtos e processos da empresa.

Prêmio Aberje

A Klabin venceu em cinco categorias regionais do Prêmio Aberje, uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial que reúne as melhores práticas de comunicação de empresas de todo o Brasil. Ética, Integridade e Compliance, Mídia Audiovisual, Marca, Mídia Impressa e Sociedade foram vencedores pelos projetos Semana da Ética, Rádio Florestal, Klabin Deu Onda, Folder Embalagens e Comitê ComCovid Paraná, respectivamente.

PRÊMIO DESTAQUES DO SETOR – ABTCP

A Klabin foi novamente a campeã da premiação Destaques do Setor 2020, promovida pela ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel). A companhia foi reconhecida em quatro categorias: Desenvolvimento Florestal, Fabricante de Papel para Embalagem, Inovação (P&D e Tecnologia) e Responsabilidade Social, pelos projetos A digitalização das florestas da Klabin, Eukaliner®, Nanocelulose para a substituição de carbômero presente na fórmula de álcool em gel e Matas Sociais - Planejando propriedades sustentáveis, respectivamente. O prêmio ABTCP destaca as melhores empresas de cada segmento do setor de papel e celulose.

PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA

A Klabin mais uma vez foi uma das vencedoras do Prêmio Expressão de Ecologia. Ao todo, já recebemos 18 troféus, o que mantém a Klabin como uma maiores ganhadoras ao longo da trajetória do concurso. Este ano, fomos premiados pela inauguração do Centro de Interpretação da Natureza na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa (SC), pelo Programa de Resíduos Sólidos (PR) e pelo Programa de Certificação de Manejo Florestal com Fornecedores de Madeira (SC). O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e premia as principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul.

ECOLABEL

Três dos nossos produtos de celulose (PineCel, LyptusCel e PineFluff) fabricados na Unidade Puma (PR), receberam o rótulo ecológico da European Ecolabel, que atesta produtos e serviços que contam com altos padrões ambientais ao longo de seu ciclo de vida (da extração da matéria-prima até o descarte). Para fazermos parte desta lista, passamos por uma auditoria que avaliou o nosso compromisso com a sustentabilidade por meio de critérios como manejo florestal responsável, eficiência energética, uso de produtos químicos aprovados, consumo responsável de água e contribuição para uma economia circular.

Investor Magazine

Nosso time de Relações com Investidores (RI) foi reconhecido como o melhor da América Latina no setor de Papel e Celulose, de acordo com o ranking 2020 da Institutional Investor Magazine, uma das mais importantes publicações financeiras do mundo. No mesmo ranking, Felipe Saraiva, Consultor da área, também ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Profissional de RI. Esses resultados são fruto de uma pesquisa anual que reflete as opiniões de 604 profissionais de investimento em 308 empresas de serviços financeiros do Brasil e do exterior.

RISI

A Klabin foi a vencedora na categoria Inovação em Embalagem da 11ª edição do PPI Awards, da Fastmarkets RISI, com case abordando a tecnologia por trás do Eukaliner®. Esse é um dos principais reconhecimentos da indústria de papel e celulose no mundo. A conquista mostra a inovação da Klabin ao lançar um papel kraftliner feito exclusivamente com fibra de eucalipto, produto inédito em âmbito mundial.

CDP

A Klabin está na “Lista A” do CDP – plataforma global de informações para investidores – nos três programas: Clima, Água e Florestas, reforçando a atuação responsável da companhia. Além de ser a primeira empresa da América Latina a alcançar o nível de liderança nos três questionários, também foi reconhecida com o melhor desempenho no índice “CDP Brasil – Resiliência Climática”, que mensura a performance em práticas diferenciadas de gestão climática e estabelece uma relação entre as iniciativas ambientais e o desempenho financeiro das organizações.

MERCO

Pelo sexto ano consecutivo a Klabin foi eleita, pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), como a empresa de melhor reputação no mercado brasileiro do setor de Madeira, Papel e Celulose. Desde que o ranking foi criado, em 2013, somos líderes no nosso segmento, e estamos entre as 100 empresas de melhor reputação no Brasil, na 74ª colocação. A pesquisa ouviu mais de 3 mil consumidores, além de 370 diretores de empresas e 500 especialistas de mercado, incluindo representantes de diferentes áreas.

AS MELHORES DO AGRONEGÓCIO

A Klabin foi a primeira colocada nas categorias “Reflorestamento, Celulose e Papel” e “Sustentabilidade” do anuário “As Melhores do Agronegócio”. Em sua 15° edição, o prêmio é realizado pela revista Globo Rural e avalia as empresas por desempenho e gestão. O modelo de gestão ambiental robusto da companhia foi fundamental para que a empresa conquistasse importantes resultados, entre eles a ampliação das fontes renováveis em sua matriz energética e diminuição do consumo total de água e emissão total de CO2.

PRÊMIO ABERJE

A Klabin ganhou o troféu nacional da categoria Evento no 45º Prêmio Aberje, iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial que reúne as melhores práticas de comunicação de empresas de todo o Brasil. O case campeão contou a história do Inova Klabin, evento de engajamento realizado em São Paulo que teve como objetivo posicionar a companhia como referência em inovação e sustentabilidade. A Klabin também venceu a etapa regional da categoria Consumidor/Cliente do Prêmio Aberje pelo Estado de São Paulo, com o case Muito Além da Embalagem. O trabalho de reposicionamento de marca do Negócio Embalagem destacou os atributos de cada produto e ressignificou a maneira como a Klabin se relaciona com os clientes.

Guia Exame de Sustentabilidade

A Klabin conquistou o primeiro lugar entre as empresas do setor de Papel e Celulose do Guia Exame de Sustentabilidade. O prêmio é um reconhecimento às iniciativas de desenvolvimento sustentável que a companhia empreende em todas as suas áreas de atuação. É organizado pela Revista Exame para premiar as empresas pelas melhores práticas de sustentabilidade.

Prêmio 500 Maiores do Sul – Grupo Amanhã

A Klabin recebeu destaque em três categorias prêmio 500 Maiores do Sul 2019, em ranking publicado pela Revista Amanhã. A companhia foi a vencedora na categoria Receita Líquida no setor de Papel e Celulose. Além disso, conquistou a 3ª posição no ranking 100 Melhores empresas do Paraná e a 8ª posição nas 500 Maiores do Sul. O Grupo Amanhã premia as companhias líderes da região Sul a partir da avaliação de seis indicadores: rentabilidade sobre o patrimônio líquido; rentabilidade sobre a receita; crescimento da receita; capital de giro; liquidez corrente; menores endividamentos e lucro líquido.

GC POWERLIST: Brazil Teams 2019

O time de advogados corporativos da Klabin foi eleito pela edição brasileira da publicação The Legal 500, que reconhece os profissionais que estão impulsionando os negócios jurídicos. O ranking identifica as 100 equipes de advogados internos mais influentes e inovadores do País.

Selo Clima Paraná

A Klabin teve suas quatro unidades no Paraná reconhecidas com o Selo Clima Paraná, que destaca as empresas que quantificam suas emissões de Gases de Efeito Estufa. As Unidades Rio Negro e Paranaguá foram contempladas com o Selo Clima Paraná Ouro. Já as Unidades Monte Alegre e Puma receberam o Selo Clima Paraná Ouro Plus, por apresentarem a redução de suas emissões superior a 0,5% em relação ao ano anterior.

ANUÁRIO ÉPOCA NEGÓCIOS 360º

A Klabin conquistou o primeiro lugar entre as empresas do setor de Papel e Celulose na categoria “Sustentabilidade” do Anuário Época Negócios 360º, edição 2019. Além disso, ganhou destaque em outras quatro frentes da pesquisa que selecionou as melhores empresas brasileiras de 2019: inovação, governança corporativa, pessoas e visão de futuro.

PRÊMIO DESTAQUES DO SETOR – ABTCP

Mais uma vez fomos reconhecidos no Prêmio Destaques do Setor, da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel).Este ano, fomos premiados nas categorias: Fabricante de Papel para Embalagem, Inovação (P&D Tecnologia), Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

SELO SESI ODS

Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin conquista o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que reconhece instituições que atuam em prol dos ODS. A companhia participou com os programas “Certificação de pequenos produtores (SLIMF)” e o “Matas Legais”, que visam preservar o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades próximas às suas operações.

SPOTT TIMBER & PULP

Somos a segunda colocada ranking global de transparência do setor de madeira e celulose da organização internacional Spott Timber & Pulp. A plataforma inglesa avalia as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa das companhias do segmento. É a terceira edição que nossos esforços em prol do desenvolvimento sustentável são reconhecidos pela organização internacional.

PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA

A Klabin foi uma das vencedoras da 26ª Edição do Prêmio Expressão de Ecologia. Esta foi a 15ª premiação da Companhia ao longo da trajetória do concurso, o que mantém a Klabin como uma maiores ganhadoras do prêmio. Este ano, fomos premiados na categoria Resíduos Sólidos, com o case da Central de Processamento de Resíduos. O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e desde então já registrou mais de 2.700 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul.

ECOVADIS 2019

Pela primeira vez, a Klabin recebeu a medalha Gold na pesquisa de gestão de sustentabilidade da EcoVadis (instituição que realiza a Avaliação de Responsabilidade Social Empresarial – SER). O resultado coloca a companhia no grupo de 2% das empresas com o melhor desempenho no setor de Papel e Celulose do mundo. A análise leva em consideração quatro critérios: meio ambiente, direitos humanos, ética e compras sustentáveis. O reconhecimento comprova o esforço da companhia em minimizar impactos ambientais, promover o desenvolvimento das comunidades e cuidar dos seus colaboradores.

MERCO

Pelo quinto ano consecutivo, a Klabin foi destaque no ranking como a companhia de melhor reputação no setor de Madeira, Papel e Celulose. Merco, considerado um dos principais monitores de referência para medir reputação no mundo, reconhece as empresas com melhor notabilidade corporativa. Lançado há 19 anos com uma metodologia inédita de avaliação, é aplicado e divulgado em 12 países: Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru, Costa Rica, Panamá e Portugal. O ranking também é o primeiro monitoramento auditado no mundo com a revisão independente da auditoria KPMG, que publica o seu parecer para cada edição.

EMPRESAS HUMANIZADAS

A Klabin foi destaque entre as 22 companhias brasileiras consideradas mais “humanizadas” por suas práticas responsáveis. Foram avaliadas mais de mil empresas por meio da opinião de seus colaboradores, clientes, fornecedores, investidores e entidades parceiras. A pesquisa reuniu casos de sucesso de empresas brasileiras que conseguem manter o propósito e a paixão alinhados às metas mercadológicas e de negócios. Valores como ética, sustentabilidade, consciência ambiental, inovação, segurança e responsabilidade social foram apontados pelos entrevistados da pesquisa como atributos que se sobressaem na Klabin. O estudo também avaliou os Códigos de Conduta, Anticorrupção e Política de Sustentabilidade da companhia, além de mapear as boas práticas e iniciativas implementadas pela empresa em âmbito nacional para o desenvolvimento de pessoas e das comunidades nas regiões onde atua.

LOVE MONDAYS

A Klabin é um das 50 empresas mais bem avaliadas no ranking “As empresas mais amadas – escolha dos profissionais” do site Love Mondays, plataforma que registra avaliações sobre o ambiente de trabalho das empresas no Brasil. Para compor a lista, foram contabilizadas milhares de opiniões de profissionais de mais de 170 mil empresas do Brasil, que levaram em consideração a cultura da companhia, remuneração e benefícios, qualidade de vida e oportunidade de carreira como critérios pré-estabelecidos. Destes, a Klabin se destacou ainda mais nos dois primeiros itens e alcançou a margem de 90% de aprovação dos seus colaboradores, que recomendariam a empresa a alguém.

PRÊMIO GRAPHPRINT

Pela primeira vez, a Klabin foi vencedora do Prêmio Graphprint. Conquistamos o troféu da 18ª edição da Premiação na categoria Papelcartão.

CARBON DISCLOSURE PROJECT (CDP)

Pela primeira vez, a companhia constou no “A List” do Carbon Disclosure Project (CDP) para os programas de Gestão da Água, Mudanças Climáticas e Supply Chain. O reconhecimento posiciona a Klabin entre as companhias destacadas pela instituição como líderes na transição para a nova economia sustentável. O progresso de cada empresa é categorizado da seguinte forma: divulgação dos dados (D- e D), conscientização (C- e C), gestão (B- e B) e liderança (A- e A). O CDP, organização internacional sem fins lucrativos, analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades. Em 2018, a metodologia da avaliação envolveu 650 investidores com mais de U$ 87 trilhões em ativos.

ISE

Pelo sexto ano consecutivo, a Klabin integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial divulgado pela B3. O objetivo do ISE é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável, além de estimular a responsabilidade ética por meio de boas práticas empresariais das empresas elegíveis. Entre os indicadores de destaque da companhia, que resultaram em sua inclusão na carteira do ISE 2019, estão o Engajamento com Partes Interessadas, Compromissos Ambientais, Consumo de Recursos Ambientais, Relação com Clientes, Resolução de Demandas de Clientes e Compromisso com a Comunidade. Os critérios são estabelecidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), e a Klabin faz parte da carteira vigente até janeiro de 2020.

SPOTT TIMBER & PULP

Em ranking divulgado em julho do ano passado, a Klabin figurou pela segunda vez em uma excelente posição no Spott Timber & Pulp, que avalia as informações públicas em relação às políticas, operações e compromissos com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança de 50 produtores de madeira e celulose do mundo. A empresa está posicionada em terceiro lugar na lista global do setor, o que demonstra a solidez e transparência em suas práticas de sustentabilidade.

VIGEO EIRE

Ainda em 2018, a Vigeo Eires, uma provedora global de pesquisas e serviços nas áreas ambiental, social e de governança, que avalia o desempenho de empresas de mercados emergentes em relação a diversos critérios, dividido em seis áreas: Meio Ambiente, Direitos Humanos, Recursos Humanos, Engajamento com Comunidade, Comportamento do Negócio e Governança Corporativa, anunciou a Klabin como uma das empresas de destaque por suas iniciativas nesses temas.

PRÊMIO DESTAQUES DO SETOR - ABTCP

A Klabin foi a grande vencedora da premiação Destaques do Setor 2018, da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), recebendo premiações em cinco categorias: Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Inovação (P&D e Tecnologia) e Fabricante de Papel para Embalagem. Além disso, o Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose, Francisco Razzolini, foi eleito o profissional de destaque em Inovação.

PRÊMIO 500 MAIORES DO SUL - GRUPO AMANHÃ

A Klabin foi reconhecida em três categorias pelo prêmio 500 Maiores do Sul 2018, em ranking publicado pela Revista Amanhã. A companhia conquistou a 2ª posição no ranking 100 Maiores do Paraná, a 8ª posição nas 500 Maiores do Sul, e o prêmio Destaque na categoria Maior Receita Líquida, no setor de Papel e Celulose. O Grupo Amanhã premia as companhias líderes da região Sul a partir da avaliação de seis indicadores: rentabilidade sobre o patrimônio líquido; rentabilidade sobre a receita; crescimento da receita; capital de giro; liquidez corrente; menores endividamentos e lucro líquido.

SELO CLIMA PARANÁ 2018 – CATEGORIA OURO

A Klabin recebeu pelo quarto ano consecutivo o Selo Clima Paraná, na categoria Ouro, que reconhece os esforços das empresas que produzem, voluntariamente, inventários sobre suas emissões de gases de efeito estufa, além de adotarem iniciativas para reduzi-las. Criado pelo Governo do Estado do Paraná, o reconhecimento estimula a cultura de publicação desses documentos pelas empresas instaladas no Estado e, assim, incentiva que as companhias controlem suas emissões.

LÍDERES DO BRASIL LIDE

A Klabin foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa “Líder em Papel, Celulose e Papelão” pelo prêmio Líderes do Brasil, organizado pelo Grupo Lide. A premiação, que está em sua 8ª edição, é um reconhecimento a empresas, empresários e autoridades de diversos setores responsáveis por impulsionar a economia do País.

TROFÉU TRANSPARÊNCIA - ANEFAC

Mais uma vez a Klabin foi uma das empresas vencedoras do Troféu Transparência da ANEFAC – o “Oscar” da contabilidade brasileira. O prêmio representa o trabalho contínuo e dedicado que a companhia realiza, defendendo a importância da transparência financeira para nossos negócios, processos, investidores e clientes. Fomos vencedores na categoria Receita Líquida acima de R$5 bilhões.

PRÊMIO SUL FOR EXPORT 2018

A Klabin foi eleita destaque de exportação entre as maiores empresas da região Sul do País, no segmento de Papel e Celulose, no ranking Sul for Export 2018, do Grupo Amanhã. O resultado é baseado em indicadores oficiais do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

RHS MAIS ADMIRADOS DO BRASIL

A Klabin foi destaque entre os RHs mais admirados do Brasil por sua Gestão de Recursos Humanos, que é intitulado na companhia como Gente & Gestão, além de ter sido finalista na categoria “Top 10”. A premiação, desenvolvida pelo Grupo Gestão RH, reconhece o trabalho do profissional de RH e de toda a empresa neste tema.

PRÊMIO DIÁRIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO – PARANÁ 2017/2018

A Klabin foi reconhecida com o Prêmio Melhores do Ano – Paraná 2017/2018, do jornal Diário Indústria & Comércio. A premiação avalia cerca de 200 empresas de diversos segmentos de mercado da região, e reconhece as que tiveram melhor desempenho no ano.

PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA 2018

A Klabin conquistou dois reconhecimentos na 25ª edição do Prêmio Expressão Ecologia. A maior e mais tradicional premiação sobre desenvolvimento sustentável da Região Sul valorizou os esforços da companhia para a manutenção de seus mosaicos florestais, em Santa Catarina, e destacou um projeto de agricultura familiar no Paraná.

SELO SOCIAL ITAJAÍ 2018

A Klabin foi contemplada com o Selo Social 2017 do município de Itajaí (SC) e também conquistou o prêmio Destaque pelo projeto de reciclagem de resíduos industriais no município. Com cinco cases inscritos na premiação, a Unidade recebeu sete selos sociais, e teve a oportunidade de mostrar as suas ações voltadas para a comunidade, os colaboradores e a preservação dos recursos naturais. O Programa promovido pela prefeitura da cidade reconhece as empresas que possuem projetos socioambientais alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

CLUBE DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO

A Klabin foi reconhecida pelo Clube de Engenharia do Rio de Janeiro pela sua contribuição para o desenvolvimento do País. A homenagem, realizada na sede da entidade, contou com a presença da diretoria do Clube, de associados e profissionais de diferentes setores do comércio e da indústria. O Clube de Engenharia do Rio de Janeiro foi fundado em 1880 e constitui um espaço para discussões relacionadas ao progresso nacional e à capacitação técnica de engenheiros.

LATIN FINANCE – PRÊMIO DEALS OF THE YEAR

A emissão de títulos verdes (Green Bonds), realizada pela Klabin, foi reconhecida no Prêmio Deals of the Year, um dos mais importantes do mercado financeiro. A companhia foi vencedora da categoria Corporate High-Yeld of the Year, que seleciona as operações corporativas de alto rendimento. A premiação destaca as transações e instituições atuantes nos mercados de capitais da América Latina e Caribe, em 28 categorias.

TOP EMPLOYERS 2017

Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin foi reconhecida pela certificação Top Employers. O selo reconhece anualmente as empresas que investem em iniciativas de recursos humanos e gestão de pessoas. Para isso, a Top Employers Institute avalia, por meio de pesquisa auditada, as melhores práticas de recursos humanos de cada companhia.

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

A Klabin recebeu o certificado de "Gestão Socioambiental" da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), do Governo do Estado de Santa Catarina (SC), pelo Programa Social Caiubi. A conquista fez parte da 19ª edição do Prêmio "Fritz Müller", que reconhece organizações e projetos que estimulam iniciativas em prol do meio ambiente e que fazem mais do que o cumprimento da legislação ambiental vigente.

SELO CLIMA PARANÁ 2017 – CATEGORIA OURO

A Klabin recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Selo Clima Paraná, na categoria Ouro, que reconhece os esforços das empresas que produzem, voluntariamente, inventários sobre suas emissões de gases de efeito estufa, além de adotarem iniciativas para reduzi-las. Criado pelo Governo do Estado do Paraná, o reconhecimento estimula a cultura de publicação desses documentos pelas empresas instaladas no Estado e, assim, incentiva que as companhias controlem suas emissões.

PRÊMIO 500 MAIORES DO SUL – REVISTA AMANHÃ

A Klabin foi reconhecida pelo prêmio Grandes&Líderes – 500 Maiores do Sul 2017, em ranking publicado pela Revista Amanhã. A empresa conquistou a 3ª posição entre “As 50 maiores Empresas do Paraná” e também se destacou nas categorias “Receita Líquida” e “Rentabilidade”. O Grupo Amanhã, que promove o evento há 27 anos, premia as companhias líderes da região Sul a partir da avaliação de seis indicadores: rentabilidade sobre o patrimônio líquido; rentabilidade sobre a receita; crescimento da receita; capital de giro; liquidez corrente; menores endividamentos e lucro líquido.

ÍNDICE AMBIENTAL DE EMPRESAS DE PAPEL E CELULOSE – WWF

Klabin figura no Índice Ambiental de Empresas de Papel e Celulose – Environmental Paper Company Index 2017 (EPCI) –, realizado a cada dois anos pelo WWF. O EPCI analisa o desempenho ambiental baseado em mais de 50 indicadores das empresas que os divulgam voluntariamente. Os resultados e a presença da no Índice reforçam a sustentabilidade como alicerce da gestão dos negócios da Klabin

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – B3

A Klabin integra, pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

CARBON DISCLOSURE PROJECT (CDP)

A Klabin foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) na categoria “Leadership” em seus resultados anuais para “Floresta”, ao alcançar a classificação “A-”. A companhia é destaque há três anos na instituição internacional que analisa os esforços das empresas para minimizar e gerir os impactos ambientais de suas atividades.

GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE 2017

A Klabin foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a empresa mais sustentável do setor de Papel e Celulose durante premiação do Guia EXAME de Sustentabilidade. O prêmio, organizado pela revista Exame, está em sua 20 ª edição e émais renomado no segmento de sustentabilidade.

TROFÉU EQUILIBRISTA – IBEF

O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Klabin, Eduardo de Toledo, Prêmio Equilibrista 2017 romovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF) analisa o desempenho de executivos de finanças com carreira em grandes corporações

LÍDERES DO BRASIL - LIDE

A Klabin foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa “Líder em Papel, Celulose e Papelão” pelo prêmio Líderes do Brasil, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O prêmio, que está em sua 7ª edição, é um reconhecimento a empresas, empresários e autoridades de diversos setores responsáveis por impulsionar a economia do País.

EMPRESAS PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEIS 2017 – GESTÃO RH

A Klabin foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das “10 Mais” no Prêmio Empresas Psicologicamente Saudáveis 2017. A iniciativa busca valorizar boas práticas de bem-estar no ambiente corporativo, além de investimentos em educação e treinamento dos colaboradores. O Prêmio tem como base uma pesquisa realizada junto a algumas das maiores empresas do Brasil.

EMPREENDEDOR JOSÉ PASCHOAL BAGGIO 2017 - CORREIO LAGEANO

A Klabin conquistou o prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio pelo 19º ano consecutivo. Criado em 1999, pelo jornal Correio Lageano, o reconhecimento tem o objetivo de homenagear e valorizar as 50 empresas da Serra Catarinense que obtiveram o maior retorno de ICMS adicionado e se preocuparam com o desenvolvimento econômico e humano regional.

MELHORES DO AGRONEGÓCIO – REVISTA GLOBO RURAL

A Klabin recebeu pela terceira vez o prêmio Melhores do Agronegócio da revista “Globo Rural” na categoria Reflorestamento, Celulose e Papel. A premiação, resultado da parceria do veículo de comunicação e da “Serasa Experian”, reconhece empresas de diferentes segmentos do agronegócio com base em seus resultados financeiros em iniciativas de sustentabilidade.

TROFÉU TRANSPARÊNCIA 2017 – ANEFAC

A Klabin foi premiada com o “Oscar da Contabilidade” - como é conhecido no mercado o Troféu Transparência - pela sua qualidade, clareza e objetividade das informações apresentadas nas demonstrações financeiras da companhia. O prêmio que foi concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), reconheceu a empresa na categoria “Companhias com receita líquida acima de R$5 bilhões”.

DESTAQUE – EMPRESAS MAIS INOVADORES DA REGIÃO SUL

A Klabin foi eleita uma das Empresas mais Inovadores da Região Sul, segundo o ranking da “Revista Amanhã”. A pesquisa, que classificou a companhia em 22º posição, foi desenvolvida em parceria com o IXL – Center (Center foi Innovation, Excellence and Leadership), uma das principais referências mundiais para a avaliação dessas práticas empresariais. A colocação de destaque também reconhece os investimentos da companhia em pesquisa e tecnologia.

MELHOR EQUIPE DE RI - INSTITUTIONAL INVESTOR MAGAZINE

A Klabin foi reconhecida como a Melhor Equipe de Relações com Investidores (RI) da América Latina no setor de Papel e Celulose, pelo ranking 2017 da Institutional Investor Magazine. É o terceiro ano consecutivo que a companhia alcança o primeiro lugar na votação mais conhecida e renomada do setor financeiro. Além disso, a Klabin esteve entre as três melhores empresas da área nas categorias: Melhor Diretor Financeiro, Melhor Programa de RI e Melhor Dia do Analista.

EMPRESAS QUE MELHOR SE COMUNICAM COM JORNALISTAS - REVISTA NEGÓCIOS DA COMUNICAÇÃO

A Klabin foi reconhecida como uma das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2017 na categoria Papel e Celulose, em premiação realizada pela Revista Negócios da Comunicação. O prêmio, em sua sétima edição, reconhece a credibilidade da empresa com a mídia, reforça o compromisso com a informação e o respeito com os profissionais da imprensa.

MELHOR EMPRESA DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE – VALOR 1000

A Klabin foi premiada como a melhor empresa do setor de Papel e Celulose na 17ª edição do Valor 1000, prestigiado anuário realizado pelo jornal Valor Econômico. A premiação reconhece as companhias que mais se destacaram em 25 setores da economia nacional e também apresenta um ranking com as mil maiores empresas do país. A solenidade aconteceu em agosto, em São Paulo (SP).

PROGRAMA LIDERAR - CONARH

A Klabin recebeu o “Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2017” pelo Programa Liderar, desenvolvido pela área de Gente & Gestão da Unidade Monte Alegre, durante a 43ª edição do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), em São Paulo. Implantado em 2015, o programa, que é estruturado a partir de ações como treinamentos em grupo, coaching individual e mapeamento profissional, concorreu com outros cases importantes na área de gestão de pessoas e conquistou o segundo lugar geral da premiação. O CONARH reconhece as boas práticas empresariais voltadas ao desenvolvimento e à valorização das pessoas no ambiente de trabalho.

MELHORES & MAIORES 2017 – REVISTA EXAME

A Klabin foi reconhecida como a melhor empresa do setor de Papel e Celulose e, no agronegócio, a melhor empresa da categoria Madeira e Celulose pelo prestigiado prêmio “Melhores & Maiores”, realizado anualmente pela revista Exame. Em sua 44ª edição, o evento homenageou as 20 empresas que mais se destacaram nos principais segmentos da economia, além de 12 companhias do agronegócio.

DESTAQUE NA INDÚSTRIA – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAJAÍ (SC)

A Klabin recebeu o troféu Destaque na Indústria, da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), por sua posição consolidada no mercado de papel e celulose e importância para a economia do município. Em sua 28ª edição, além da categoria Destaque na Indústria, o evento contemplou outras oito: Mulher Empresária, Destaque em Gestão, Jovem Empresário, Destaque no Comércio, Destaque na Prestação de Serviços, Destaque na Responsabilidade Social, Destaque no Serviço Público e Destaque no Terceiro Setor.

LINKEDIN TOP COMPANIES 2017

A Klabin está presente no ranking LinkedIn Top Companies 2017, pelo segundo ano consecutivo. A lista identifica as 25 empresas mais procuradas por profissionais no Brasil, utilizando dados exclusivos do LinkedIn, baseados nas ações de funcionários e profissionais que buscam oportunidade de trabalho na plataforma. Este ano, a Klabin registrou evolução na classificação geral comparada a 2016, é a única empresa do setor de papel e celulose contemplada e tem a melhor posição entre as companhias B2B listadas.

50 EMPRESAS MAIS AMADAS - LOVE MONDAYS

A Klabin se classificou entre as “50 empresas mais amadas por seus colaboradores” no ranking realizado pela plataforma digital de avaliações Love Mondays. As avaliações são feitas anonimamente por colaboradores da própria empresa, que opinam a respeito de diversos aspectos da companhia. A Klabin se estabeleceu em 30° lugar na lista, sendo que 96% dos profissionais que fizeram avaliação recomendariam a empresa a um amigo. Está é a segunda edição do ranking anual da Love Mondays, considerada a maior plataforma de avaliação de companhia por seus colaboradores do Brasil.

TOP EMPLOYERS

Pelo segundo ano consecutivo, a Klabin conquistou a certificação Top Employers Brasil 2016, que lista anualmente um grupo de empresas que demonstram os mais altos padrões de excelência em gestão de pessoas. Para receber o selo, a organização Top Employers Institute avalia, por meio de pesquisa auditada, as melhores práticas de recursos humanos de cada companhia. Os critérios analisados são estratégia, implementação de políticas, monitoramento e comunicação das condições de carreira e desenvolvimento.

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Pelo quarto ano consecutivo, a Klabin integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O objetivo do ISE é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável, além de estimular a responsabilidade ética por meio de boas práticas empresariais das empresas elegíveis para o índice. A Klabin possui intensa atuação em todas as áreas em que se baseiam os critérios de seleção do ISE. Por meio de planos de ação anuais, a companhia mantém melhoria contínua nas dimensões avaliadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental e socioambiental, mudanças climáticas, eficiência econômica e governança, entre outras.

PRÊMIO EMPRESAS PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEIS 2016 – GESTÃO RH

A Klabin foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das “10 Mais” no Prêmio Empresas Psicologicamente Saudáveis 2016. A iniciativa busca valorizar boas práticas de bem-estar no ambiente corporativo, além de investimentos em educação e treinamento dos colaboradores. O Prêmio tem como base uma pesquisa realizada junto a algumas das maiores empresas do Brasil. Ao final do levantamento, são identificadas as “50 Empresas Psicologicamente Saudáveis”, além da “Empresa do Ano”, das “10 Mais” e das empresas que foram destaque em categorias como “Reconhecimento e Desenvolvimento do Colaborador” e “Saúde e Segurança no Trabalho”.

PRÊMIO EMPREENDEDOR – EY

A Klabin foi eleita a representante da Categoria Sustentável do 19º Prêmio Empreendedor do Ano, promovido pela consultoria Ernst & Young (EY). A companhia também foi homenageada durante a cerimônia por suas ações socioambientais e práticas sustentáveis. A visão de sustentabilidade e as estratégias socioambientais da Klabin foram o foco do case apresentado pela companhia para concorrer ao prêmio. Nesse sentido, os programas de empoderamento local e desenvolvimento das regiões impactadas pela operação da Klabin ganharam destaque, assim como o Projeto Puma, estruturado desde seu início sob uma perspectiva sustentável.

PRÊMIO LÍDERES – GRUPO LIDE

A Klabin foi eleita a empresa “Líder em Papel, Celulose e Papelão” no Prêmio Líderes do Brasil. O evento, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é um reconhecimento às empresas, empresários e autoridades dos principais setores da economia brasileira pelo empreendedorismo, competência e comprometimento para um Brasil melhor e mais competitivo. O Prêmio, que está em sua 6ª edição, contou com 48 premiados indicados por um júri oficial, além de homenagens aos protagonistas do ano.

DESTAQUES DO SETOR 2016 – ABTCP (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA TÉCNICA DE CELULOSE E PAPEL)

A Klabin foi campeã do prêmios Destaques do Setor 2016 da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel nas categorias Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Fabricante de Papel para Embalagem. Nesta última categoria, a companhia foi reconhecida pelo oitavo ano consecutivo. O prêmio ABTCP destaca as melhores empresas de cada segmento do setor de papel e celulose.

CARBON DISCLOSURE PROJECT 2016

A Klabin obteve classificação nível Leadership pelo Carbon Disclosure Project (CDP) nos seus resultados anuais para Mudanças Climáticas e Florestas, ao alcançar pontuação A-, que caracteriza as melhores práticas na plataforma e indica que a companhia implementou uma série de ações para gerenciar mudanças climáticas nas operações próprias e de terceiros. No programa Água, a companhia atingiu classificação nível “Management”, com pontuação “B”. O CDP, organização internacional sem fins lucrativos, analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades.

EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO BRASIL 2016 – OFFICINA SOPHIA

Pelo quinto ano consecutivo, a Klabin foi eleita a empresa mais admirada do Brasil na categoria Papel e Celulose, em estudo realizada pela Officina Sophia, empresa de pesquisa e mercado. O levantamento, que já é desenvolvido há 18 anos, é feito por meio de entrevistas com mais de 1.100 executivos que avaliam e pontuam as companhias dos diversos setores que mais se destacaram durante o ano. Para isso, são analisados critérios como responsabilidade com o Meio Ambiente e com a Comunidade, Qualidade de Gestão, Inovação, Ética, Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

PRÊMIO SER HUMANO 2016 – ABRH-PR

O Programa Liderar da Klabin, da Unidade Monte Alegre (PR) foi premiado na modalidade Gestão de Pessoas, categoria Empresa, na 6ª edição do Prêmio Ser Humano 2016, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR). Avaliados por uma comissão julgadora composta por 18 profissionais, os projetos campeões obtiveram as melhores pontuações nos requisitos atualidade do tema, grau de inovação, qualidade do conteúdo e aplicabilidades.

PRÊMIO PLATINA 2016 – APIMEC SP

A Klabin recebeu da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais o Prêmio Platina 2016, pelos 15 anos consecutivos de apresentação na Apimec São Paulo. O prêmio reconhece o empenho da companhia na realização anual do evento, que tem como objetivo apresentar os resultados da empresa aos investidores, além de destacar os diferenciais da Klabin e perspectivas para o ano seguinte.

PRÊMIO REFERÊNCIA 2016 – GRUPO JOTA

A Klabin foi homenageada com o Prêmio Referência em função do início das operações da Unidade Puma. A premiação destacou o significado do empreendimento para o Estado do Paraná, gerando empregos e impostos para a região. Em sua 14ª edição, o prêmio tem o objetivo de divulgar iniciativas de relevância do setor florestal. A cada ano são eleitos 10 nomes, entre entidades, personalidades e empresas, com ações ligadas ao campo do empreendedorismo, defesa dos interesses da atividade de base florestal, sustentabilidade e fomento da informação.

EMPREENDEDOR JOSÉ PASCHOAL BAGGIO 2016 - CORREIO LAGEANO

A Klabin conquistou o prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio pelo 18º ano consecutivo. Criado em 1999, pelo jornal Correio Lageano, o reconhecimento tem o objetivo de homenagear e valorizar as 50 empresas da Serra Catarinense que obtiveram o maior retorno de ICMS adicionado e se preocuparam com o desenvolvimento econômico e humano regional.

500 MAIORES DO SUL 2016 – REVISTA AMANHÃ

A Klabin foi premiada como a maior empresa do setor de papel e celulose do Estado do Paraná no prêmio organizado pela revista Amanhã em parceria com a Consultoria PwC. A companhia também foi reconhecida por ser a 5ª maior empresa do Paraná e a 12ª maior da Região Sul do País.

SUL FOR EXPORT 2016 – REVISTA AMANHÃ

A Klabin foi reconhecida como a maior exportadora do setor de Papel e Celulose do Prêmio 90 Maiores Exportadoras da Região Sul do Pais – Sul for Export. A companhia foi ainda a 15ª colocada entre as Maiores Exportadoras da Região Sul do País e a 17ª entre as empresas que mais ampliaram suas exportações entre 2013 e 2015. O prêmio, que é promovido pelo Instituto Amanhã, tem como base os indicadores oficiais do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior.

EMPRESA MAIS SUSTENTÁVEL DO ANO – GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE 2016

A Klabin foi eleita a empresa mais sustentável do ano e a mais sustentável do setor de papel e celulose pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2016. Com metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (GVces), o Guia é uma das mais relevantes publicações sobre sustentabilidade do mercado. Nesta 17º edição, mais de 190 empresas se inscreveram, sendo que 69 foram selecionadas em 19 setores da economia. Essa conquista reforça o compromisso da Klabin em colocar em prática projetos e processos que asseguram um negócio sustentável para as comunidades em que atua, investidores, colaboradores e demais parceiros.

HOMENAGEM ABTCP

A Klabin foi uma das empresas homenageadas na abertura do 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), por ser uma das empresas centenárias fundadoras da Associação e por se manter entre os principais players de um dos setores com o melhor desempenho da economia brasileira.

TROFÉU ONDA VERDE – PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA

A Klabin foi reconhecida na 23ª edição do Prêmio Expressão Ecologia, de Santa Catarina, com o projeto Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) – Complexo Serra da Farofa. A unidade de conservação mantida pela companhia, conta com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como parceira para a realização de estudos científicos, que contribuem para a proteção e manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos. Os trabalhos realizados no Complexo Serra da Farofa já identificaram quase 600 espécies de flora e 75 espécies de fauna.

INSTITUTIONAL INVESTOR MAGAZINE – LATIN AMERICA EXECUTIVE TEAM 2016

A atuação da área de Relações com Investidores (RI) da Klabin foi reconhecida pelo ranking 2016 da Institutional Investor Magazine, no setor de Papel e Celulose de empresas da América Latina. A companhia ficou em primeiro lugar nas categorias Melhor CEO (Fabio Schvartsman) e Melhor Equipe de RI. Além disso, esteve entre as três melhores empresas da área nas categorias Melhor Diretor Financeiro, Melhor Programa de Relações com Investidores, Melhor Profissional de Relações com Investidores e Melhor Dia do Analista. O ranking é realizado por meio de pesquisa anual efetuada com mais de 900 investidores e analistas de mercado do Brasil e do exterior.

TROFÉU TRANSPARÊNCIA – ANEFAC

Pela qualidade, clareza e objetividade das informações contidas nas demonstrações financeiras da Klabin, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e a Serasa Experian, reconheceu a companhia com o Troféu Transparência, na categoria “Companhias com receita líquida acima de R$ 5 bilhões”. Em sua 20ª edição, o prêmio avalia 100% das empresas que divulgam publicamente os seus relatórios contábeis, com uma comissão avaliadora composta por alunos de mestrado e doutorado da USP. A Klabin já foi vencedora das três primeiras edições do prêmio, em 1997, 1998 e 1999.

SELO CLIMA PARANÁ 2016 - CATEGORIA OURO

A Klabin recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Clima Paraná na categoria Ouro. Promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) com o apoio da Federação das Indústrias do Estado Paraná (FIEP), a iniciativa reconhece as empresas instaladas no Estado que aderem ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa e adotam esforços para reduzir o impacto ambiental de suas operações.

PROJETO SUSTENTÁVEL– ORDEM DOS ECONOMISTAS DO BRASIL

A Klabin foi reconhecida no prêmio Economista do Ano 2016, na categoria Projeto Sustentável, pela Unidade Puma, sua nova fábrica de celulose. Promovido pela Ordem dos Economistas do Brasil desde 1959, o evento reconhece os profissionais e projetos que se destacam pela contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico do País.

PRÊMIO LEARNING & PERFORMANCE BRASIL

O Portal Escola de Negócios Klabin foi reconhecido como uma das melhores iniciativas do Brasil na área de educação corporativa. Referência na América Latina, a 16ª edição do prêmio, promovido pelo Instituto Learning & Performance e pela MicroPower, busca promover as melhores práticas do mercado relacionadas à gestão de alta performance e de capital humano, desenvolvimento de talentos, acessibilidade e aprendizado.

OS RHS MAIS ADMIRADOS DO BRASIL 2016 – GRUPO GESTÃO RH

O diretor de Gente & Gestão da Klabin, Sergio Piza, foi eleito na 11ª edição da premiação “Os RHs Mais Admirados do Brasil” um dos executivos de Recursos Humanos mais admirados do mercado brasileiro e está entre os 10 da América Latina. Promovido pelo Grupo Gestão RH, o prêmio valoriza a atuação dos profissionais de recursos humanos das principais organizações do Brasil.

AS 25 EMPRESAS MAIS ATRAENTES PARA TRABALHAR NO BRASIL - LINKEDIN

A Klabin está no ranking do LinkedIn das 25 empresas mais atraentes para trabalhar no Brasil. A companhia é a única do setor de papel e celulose a participar da lista e figura na 11ª posição. Para chegar ao resultado, a rede social analisou critérios como o alcance da companhia, total de candidatos por vaga e engajamento do usuário.

PRÊMIO EXECUTIVO DE VALOR 2016 - VALOR ECONÔMICO

Pelo quarto ano, o diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, foi eleito o melhor CEO do setor de Papel, Papelão e Celulose na 16ª edição do anuário Executivo de Valor. Organizado pelo jornal Valor Econômico, o prêmio reconhece os melhores executivos do mercado em 23 setores da economia brasileira.

DESTAQUE DO ANO 2015 – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO

A Klabin foi reconhecida como Destaque do Ano pela ACRJ por sua contribuição histórica para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País, em especial pela construção da nova unidade em Ortigueira, no Paraná.

AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL 2015 – ISTOÉ DINHEIRO RURAL

Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin foi a melhor do setor de Papel, Celulose e Reflorestamento. A companhia também ficou em primeiro lugar em outras duas categorias: Melhor Empresa de Grande Porte do Agronegócio Indireto e Melhor Gestão Financeira de Empresa de Grande Porte do Agronegócio Indireto. O prêmio avaliou dados financeiros e informações gerenciais de mais de 500 empresas do setor de agronegócio. A metodologia foi desenvolvida pela Dinheiro Rural e pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-U MA), em parceria com o Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS).

EMPREENDEDOR JOSÉ PASCHOAL BAGGIO 2015 - CORREIO LAGEANO

Pelo 17º ano consecutivo, a Klabin conquistou o prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio. Criado em 1999, pelo jornal Correio Lageano, o reconhecimento tem o objetivo de homenagear e valorizar as empresas que contribuem para as melhorias das condições socioeconômicas da Serra Catarinense. Nesta edição, as 50 empresas com maior retorno de ICMS da região foram premiadas.

PRÊMIO QUALIDADE FLEXO 2015 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA TÉCNICA DE FLEXOGRAFIA

A Klabin conquistou o prêmio Fornecedor Premium na categoria de substratos da Associação Brasileira Técnica de Flexografia. Em sua 23ª edição, a Abflexo/FTA-Brasil reconhece os fornecedores que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia flexográfica e da conversão digital junto aos convertedores brasileiros.

SELO CLIMA PARANÁ 2015 – CATEGORIA OURO

A Klabin recebeu o Selo Clima Paraná na categoria Ouro, que reconhece as empresas que formulam e publicam inventários de suas emissões de gases de efeito estufa. O selo, que foi lançado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com a participação da Federação das Indústrias do Estado Paraná (FIEP), é um registro público de adesão voluntária das companhias instaladas no Estado.

RELATÓRIO DE PERFORMANCE AMBIENTAL 2015 – WWF

A Klabin participou, pela segunda vez, do Relatório de Performance Ambiental Environmental Paper Company Index (EPCI), realizado a cada dois anos pelo WWF. A companhia registrou uma excelente performance na pesquisa, alcançando um índice de 82% de aproveitamento, crescimento de 7,5% no índice geral em relação ao último estudo, divulgado em 2013. O relatório avaliou o desempenho de 80 empresas do setor de papel de países da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e África nas categorias jornais, papéis para impressão, tissue, celulose e embalagens.

500 MAIORES DO SUL 2015 – REVISTA AMANHÃ

Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin foi destaque do setor de papel e celulose da Região Sul. A companhia também foi reconhecida por ser a 3ª empresa do ranking regional do Paraná. Na classificação geral, a empresa ocupa a 9ª posição. A premiação, organizada há 25 anos pela revista Amanhã em parceria com a Consultoria PwC, conta com o maior e mais completo ranking empresarial da região sul do Brasil.

MELHOR PRÁTICA DE GESTÃO DO CAPITAL NATURAL – CDP LATIN AMERICA 2015

A Klabin foi reconhecida como a companhia que possui a Melhor Prática de Gestão do Capital Natural pelo Carbon Disclosure Project (CDP). A inédita iniciativa reuniu experiências relacionadas à Gestão de Riscos Hídricos, Uso de Preço Interno de Carbono e Gestão do Capital Natural das 20 empresas com melhor pontuação de acordo com a metodologia de avaliação do CDP. A escolha reuniu integrantes do Conselho Técnico-Consultivo do CDP em uma Comissão Julgadora. O grupo foi formado por representantes de investidores, especialistas, entidades de classe, organizações empresariais e acadêmicos.

GESTÃO DA ÁGUA - GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE 2015

A Klabin recebeu o prêmio de destaque na categoria Gestão da Água do Guia Exame de Sustentabilidade. A companhia também foi listada entre as empresas mais sustentáveis do Brasil pelo Guia, que foi lançado em 2000 e está em sua 16ª edição. A escolha das companhias destacadas segue metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO BRASIL 2015 – CARTA CAPITAL

Pelo quarto ano consecutivo, a Klabin foi eleita a empresa mais admirada do Brasil na categoria Papel e Celulose, pela revista Carta Capital. As mais admiradas são escolhidas por pesquisa feita junto a um grupo de executivos, que avaliam e pontuam companhias de diversos setores.

MELHORES DO AGRONEGÓCIO 2015 - REVISTA GLOBO RURAL

A Klabin recebeu, pelo segundo ano, o reconhecimento de melhor empresa na categoria Reflorestamento, Celulose e Papel, da revista Globo Rural. Promovido em parceria com a Serasa Experian, a 11ª edição do prêmio revelou uma radiografia completa do desempenho financeiro das grandes empresas do agronegócio.

EMPRESA DO ANO 2015 – GRUPO GESTÃO RH

A Klabin foi eleita empresa do ano em boas práticas de gestão de pessoas na América Latina pelo Grupo Gestão RH. A escolha se baseia no ranking das 500 Maiores Empresas da América Latina, da América Economia, e em pesquisas desenvolvidas pela editora Gestão RH.

DESTAQUES DO SETOR 2015 – ABTCP (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA TÉCNICA DE CELULOSE E PAPEL)

A Klabin foi vencedora do prêmio Destaques do Setor 2015 da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel nas categorias Desenvolvimento Humano e Organizacional, Responsabilidade Social e Fabricante de Papel para Embalagem. Nesta última categoria, a companhia foi reconhecida pelo sétimo ano consecutivo. O prêmio ABTCP destaca as melhores empresas de cada segmento do setor de papel e celulose.

EMPRESAS QUE MELHOR SE COMUNICAM COM JORNALISTAS 2015 - REVISTA NEGÓCIOS DA COMUNICAÇÃO

A Klabin foi reconhecida na categoria Papel e Celulose do prêmio ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’. Promovido pela revista Negócios da Comunicação, a premiação ouviu 25 mil jornalistas, que tiveram a oportunidade de escolher três das melhores empresas que mantêm um bom relacionamento com a imprensa em cada um dos setores econômicos listados na pesquisa. Este é o terceiro ano que a companhia recebe o prêmio.

SUL FOR EXPORT 2015 – REVISTA AMANHÃ

A Klabin foi reconhecida no prêmio Sul For Export nas categorias Maiores Exportadores e Maiores por Setor. O ranking premia as 90 empresas que mais exportam a partir do Sul do País. A companhia foi destaque no setor de Papel e Celulose e ocupa a 21ª posição do ranking geral. O prêmio é promovido pelo Instituto Amanhã, com base nos indicadores oficiais do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior.

EMPRESA DE VALOR 2015 – VALOR ECONÔMICO

A Klabin foi eleita a Empresa de Valor 2015 e a melhor do setor de Papel e Celulose pelo jornal Valor Econômico. A premiação ocorreu durante o lançamento do anuário Valor 1000, que está em sua 15ª edição e reúne informações completas sobre as mil maiores empresas do País. A publicação, que segue critérios homologados pela Fundação Getúlio Vargas e pela Serasa Experian, avaliou um conjunto de indicadores econômicos para a escolha da melhor do setor e levou em conta critérios de governança corporativa, envolvimento social e respeito ao consumidor e ao meio ambiente para a eleição da Empresa de Valor.

EMPRESAS MAIS 2015 – O ESTADO DE SÃO PAULO

A Klabin foi vencedora na categoria Papel e Celulose do prêmio Empresas Mais, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo. A premiação ocorreu durante a cerimônia de lançamento do Anuário Empresas Mais, que aponta as maiores e mais eficientes companhias do Brasil. A publicação foi elaborada a partir de uma metodologia exclusiva, desenvolvida em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), para avaliar o desempenho das empresas que atuam no País.

CFO OF THE YEAR 2015 - LATIN TRADE

O Latin Trade Group elegeu Antonio Sérgio Alfano, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin, o CFO of The Year Brasil. O prêmio reconhece a cada ano os executivos financeiros que se destacaram na condução das finanças nas companhias em que atuam.

ANUÁRIO MELHORES & MAIORES DA EXAME 2015

Destaque na premiação da revista Exame, a Klabin foi eleita “A melhor empresa do ano no agronegócio”. A companhia também foi reconhecida em outras duas categorias: “A melhor empresa do setor de papel e celulose” e “A melhor empresa no setor de madeira e celulose”. O anuário avalia as companhias nos 18 principais setores da economia e homenageia as que mais se destacaram no País.

O que procura?