29/05/2020

Klabin testa nova tecnologia em Reserva (PR) para redução de poeira nas estradas rurais

Paraná, 29 de maio de 2020 – A Klabin iniciará no mês de junho a aplicação de uma nova tecnologia para diminuir a geração de poeira causada pelo tráfego de caminhões em estradas de terra. O tratamento superficial duplo (TSD) será aplicado, para testes, nas vias rurais de três comunidades do município de Reserva (PR), que são rotas de transporte de madeira da empresa: Leonardos, Espigão Preto e Rio Novo.

O TSD é uma alternativa que deixa a superfície da estrada parecida com o asfaltamento, mas com implantação mais rápida, durabilidade de até um ano, mas necessidade de manutenção mais frequente do que o asfalto. Sua camada de revestimento é dupla e formada por uma liga asfáltica e um conjunto de minerais, compactados ao final do processo.

“Esperamos que essa solução aumente o conforto dos moradores, que ficarão menos expostos à poeira, e também aumente a segurança para os motoristas que usam as estradas rurais”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

A Prefeitura Municipal de Reserva já autorizou o início das obras a partir de 1 de junho, quando o material começará a ser aplicado. O processo deve levar cerca de 30 dias. Para maior segurança das comunidades que acessam essas estradas, a empresa reforçará as sinalizações necessárias para realizar a obra e manter as vias funcionando.