Press Release
28/09/2018
Iniciativa de desenvolvimento local da Klabin é destaque em evento da ONU
São Paulo, 28 setembro de 2018 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e a única do País a oferecer ao mercado, a partir de uma unidade industrial totalmente projetada para essa finalidade, celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff, apresentou na última quarta-feira (26/9) o case do Fórum de Desenvolvimento Local de Goiana (PE), nomeado “Goiana em Ação”, durante o SDGs in Brazil (Sustainable Development Goals) – The Role of the Private Sector, organizado pela Rede Brasil do Pacto Global durante a 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Selecionado a partir da avaliação de 80 cases, por uma banca de jurados independentes e critérios criados pela PricewaterhouseCoopers (PwC), o Fórum de Desenvolvimento Local de Goiana foi reconhecido por sua abordagem inovadora de desenvolvimento territorial com base na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Criado pela Klabin, que convidou e trouxe o apoio do Polo Automotivo Jeep, da FCA, a iniciativa foi apresentada pelo diretor de Gente, Serviços Corporativos e Relações Institucionais da Klabin, Sérgio Piza, durante o painel “O Futuro das Cidades”. O Fórum de Desenvolvimento Local de Goiana tem o objetivo de estimular o protagonismo dos habitantes do município, envolvendo todos os representantes da sociedade em uma colaboração democrática, pluripartidária e multirreligiosa. O diferencial do Goiana em Ação está na adoção dos ODS como orientadores da agenda de progresso e prosperidade local, tendo como ponto de partida o minucioso diagnóstico obtido a partir da aplicação do Índice de Progresso Social (IPS), da Universidade de Harvard. Os resultados desse rico mapeamento direcionaram a criação do plano de ação do fórum, que tem grupos de trabalho para os pilares: educação, emprego e renda, cultura e turismo – também relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O IPS foi aplicado pela Fundação Avina com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, cujos alunos foram capacitados com a metodologia para que realizassem o trabalho de campo.
“Praticamos a responsabilidade social nas comunidades onde atuamos, acreditamos e potencializamos o empoderamento econômico, social e cultural dessas localidades para alcançar o desenvolvimento sustentável. Com o fórum, fomentamos o protagonismo e a liderança da população de Goiana e aceleramos o impacto das ações locais e nossa contribuição para o alcance dos ODS”, afirmou Piza. Os Fóruns de Desenvolvimento Local criados pela Klabin atendem a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são eles: 4, 8, 10, 11, 12, 15, 16 e 17; acesse a lista completa para mais detalhes de cada um. Desde 2016, a companhia tem atuado com a implementação desse tipo de iniciativa, que já beneficiou as cidades de Correia Pinto e Otacílio Costa, em Santa Catarina, e em breve será expandida para Angatuba, em São Paulo. Além disso, a empresa produziu e disponibilizou um vídeo sobre o Goiana em Ação, que traz os conceitos de colaboração mútua e de integração social que regem a participação e o engajamento no fórum sob o ponto de vista dos próprios integrantes. É possível assistir no link: https://www.youtube.com/watch?v=mzzXa71UyG0.
O “SDGs in Brazil” debateu 19 cases bem-sucedidos do setor privado brasileiro alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apresentados para investidores internacionais e nacionais, além de representantes de agências das Nações Unidas. A Klabin possui unidade industrial em Goiana desde 1973, a fábrica, que produz sacos industriais, embalagens de papelão ondulado e papel reciclado, emprega aproximadamente mil colaboradores.
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.