27/03/2017

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin leva projeto Vôlei em Rede para Telêmaco Borba e Ortigueira

Paraná, 27 de março de 2017 – A Klabin participou hoje da solenidade de inauguração de mais uma etapa do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná, em Telêmaco Borba, que contou com a presença do técnico de voleibol multicampeão e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho. O programa tem como objetivo principal ensinar o voleibol de forma lúdica para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino incluindo valores essenciais para a formação de cada um deles. Com isso, espera proporcionar uma experiência positiva com o esporte, estimular hábitos mais saudáveis e tornar mais ativa a vida destes jovens. A Klabin, que tem unidades industriais e áreas florestais nos dois municípios, está patrocinando o projeto.

 

Na região dos Campos Gerais, a iniciativa contará com dois novos núcleos, no Colégio Estadual Wolf Klabin, em Telêmaco Borba, e no Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, que atenderão cerca de 180 alunos (de 9 a 15 anos) a partir de abril. As aulas de vôlei serão realizadas nessas escolas e ministradas por professores da rede estadual treinados pela Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que prioriza a transmissão de valores do esporte e não somente a formação de atletas. Além da aplicação da metodologia, o Instituto fornece todo o material técnico necessário.

 

“Estamos muito felizes por trazer esse projeto para os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. Essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Klabin com o desenvolvimento social das regiões onde atua dentro de nossa política de sustentabilidade. O desenvolvimento da prática esportiva na infância e juventude traz benefícios para toda a vida, ainda mais quando essas atividades permitem trabalhar conceitos de cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina e autonomia, como a metodologia desenvolvida pelo Bernardinho para este projeto”, ressalta o diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini.

 

O evento de inauguração contou com a presença do técnico e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho; do diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini; da secretária estadual de Educação do Paraná, Ana Seres; do chefe do Departamento de Educação Básica da secretaria de Estado da Educação, Cassiano Ogliari; do prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; do chefe do núcleo regional de Educação de Telêmaco Borba, Sueli Aparecida Martins; da diretora do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, Irene Bilik; e da diretora do Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, Cirlene da Aparecida dos Santos Vargas Martins; entre outras autoridades presentes. A solenidade contou também com as presenças de duas ex-atletas, Ana Maria Volpone e Gisele Miró, madrinhas dos núcleos Paraná do Instituto Compartilhar.

 

O Vôlei em Rede – Núcleos Paraná, foi criado em 1997 pelo técnico Bernardinho em uma parceria com o Governo do Estado do Paraná através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo. A experiência bem-sucedida na época deu origem ao Instituto Compartilhar, que atualmente beneficia 3,7 mil crianças e adolescentes dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além da Klabin, são parceiros do projeto a Unilever e a Sanepar, todas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

 

Sobre a Klabin

 

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.