23/10/2020

COVID

Klabin Semeando Educação reúne 2.500 pessoas em Live de homenagem ao Dia dos Professores

Paraná, 23 de outubro de 2020 — O Dia dos Professores, no último dia 15, foi marcado por uma grande homenagem que emocionou a comunidade escolar da região dos Campos Gerais: o programa Klabin Semeando Educação promoveu uma Live que reuniu cerca de 2.500 pessoas, entre professores e gestores escolares, pelo canal do YouTube da Klabin. Com o tema “Cuidar de quem cuida”, o evento foi realizado para ressaltar a importância dos professores em um  momento delicado como a pandemia de Covid-19, no qual a educação precisou se reinventar. Ao final, foi lançado o prêmio Klabin Semeando Educação – Boas Práticas 2020 que premiará as novas práticas pedagógicas dos professores e gestores das escolas públicas, rurais ou urbanas da Rede Municipal de Ensino dos municípios de Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba.

O evento teve a participação de duas convidadas que trouxeram dinâmicas que contagiaram e engajaram os participantes. A primeira foi Kiara Terra, atriz, narradora e escritora, que conduziu a homenagem aos professores contando histórias reais, demonstrando a importância do educador no desenvolvimento das crianças. Ela ressaltou que a relação afetiva entre o professor e os alunos faz a diferença na transformação dos estudantes e dos adultos que se tornarão no futuro. “A educação é feita de pessoas com suas histórias. Um dia essas crianças vão crescer e vão lembrar desse momento difícil como a pandemia, e os professores vão se tornar inesquecíveis pela diferença que estão fazendo”, relatou a atriz durante a Live.

A segunda convidada foi Patrícia Diaz, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa (CEDAC), que falou sobre os desafios da retomada das aulas presenciais e como o acolhimento será muito importante nessa etapa. Ela destaca que novas formas de aprendizados e olhar para o outro será muito necessário: “Não tem como retornar e continuar de onde paramos. É preciso um novo olhar para acolher os alunos e abrir espaços para que expressem seus sentimentos e que haja uma troca de experiências”, disse.

Durante a live, mais de mil pessoas interagiram nos comentários. O vídeo já possui quase 4 mil visualizações. Para Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, esse engajamento da comunidade confirma que ações como esta do Klabin Semeando Educação são essenciais e geram proximidade entre todos os atores da comunidade escolar. “O trabalho do professor que já era desafiador está ainda mais e é muito gratificante para a Klabin prestigiá-los nesse momento”, afirma.

Para a professora Denise Fogaça do Colégio Estadual Júlia Wanderley, de Imbaú, a iniciativa foi motivadora: “A live foi um presente, uma injeção de ânimo. Nós, professores, precisamos desse apoio; fica mais fácil quando percebemos que não estamos sozinhos nesses períodos difíceis”.