19/05/2017

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin promove ações de conscientização e proteção a crianças e adolescentes

Paraná, 19 de maio de 2017 – A Klabin participou de ações de mobilização em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. Foram promovidas ações de prevenção e conscientização para alertar sobre a importância do combate a este tipo de crime, com distribuição de folhetos informativos para motoristas que trafegam em estradas da região para conscientizá-los sobre a necessidade de proteção a crianças e adolescentes em Ortigueira (PR) e Imbaú (PR).

Em Ortigueira, as iniciativas foram idealizadas e organizadas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Ação Social de Ortigueira, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ortigueira, que, além do apoio da Klabin e da CCR/Rodonorte, contaram com a expressiva participação e envolvimento do Ministério Público de Ortigueira, das Polícias Civil e Militar de Ortigueira, da equipe Rotam da Polícia Militar, da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Londrina, da Polícia Rodoviária Federal de Ponta Grossa e do Conselho Tutelar de Ortigueira. Participaram também os vereadores Mauri Cordeiro e Geovani Casturino da Silva e as secretárias Leocádia Banach (Governo), Suzimara Campos Carneiro (Ação Social) e Danieli Cristina Borges Freire Martinez (Coordenação) e equipe do Canal Ortigueira Mais. Já em Imbaú, as ações foram organizadas pela Secretaria Municipal de Ação Social.

Durante dois dias (16 e 17/5), as mobilizações das equipes participantes se concentraram entre 22h e 00h30 nas margens da BR-376, Km 332, localizado no bairro dos Franças, e nas margens da BR-376, Km 350,5 e proximidades. Foram impactados cerca de 300 motoristas de caminhões, ônibus e vans que circularam na região nesse período.

A escolha pela realização dessas ações de conscientização em alguns pontos das estradas foi feita a partir do resultado do Projeto Mapear, realizado pela Childhood Brasil (braço nacional da World Childhood Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 1999 pela rainha Silvia, da Suécia), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Polícia Rodoviária Federal. Entre 2013 e 2014, foram detectados 1.969 pontos em rodovias brasileiras com vulnerabilidades de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Por parte da Klabin, essas ações são resultado da formação dos atores da Rede de Enfrentamento de Ortigueira, executada no Projeto Puma Pela Infância.

Sobre o Projeto Puma pela Infância

O Projeto Puma pela Infância faz parte de um planejamento realizado pela Klabin na ocasião das obras da Unidade Puma, nova fábrica de celulose da companhia construída em Ortigueira (PR), com um Plano de Ação Socioambiental que identificou as oportunidades e pontos de atenção do que diz respeito aos investimentos sociais da companhia. O Projeto incluiu diferentes fases, informando e sensibilizando sobre a temática da proteção da infância, para um número alto de agentes de proteção, além de qualificar o atendimento às situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Sobre o Dia 18 de Maio

Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.