15/10/2020

Piracicaba ganha os dois primeiros murais artísticos em empenas de prédios da cidade

Piracicaba, 15 de outubro de 2020 – De 19 de outubro a 15 de novembro, Piracicaba recebe o Festival Paredes Vivas, projeto que utiliza a arte urbana como ferramenta de conscientização ambiental e social. Com patrocínio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel, a iniciativa convida artistas locais para pintar dois grandes murais de graffiti em empenas (paredes laterais) de prédios – intervenção artística inédita na cidade.

 

O primeiro deles é assinado por Sarah Soares, com produção prevista para iniciar no próprio dia 19 de outubro, na empena do Edifício Metrópole, situado na Rua Alfredo Guedes, 2020. Já o segundo, assinada por Diógenes Moura, tem início em 02 de novembro, localizado  próximo ao Alto do Mirante, no Edifício Fecchio, na Av. Rui Barbosa, 126. 

 

“Como artista visual, entendo o graffiti como uma forma de nos comunicarmos com a cidade, já que com ele, conseguimos trazer reflexões sobre temas tão importantes para a sociedade de maneira livre e acessível, ainda que crítica. Por exemplo, Piracicaba é uma cidade que tem poucas mulheres que pintam na rua. Então me representar como personagem dos meus próprios murais é uma forma de encorajar outras mulheres a fazer o que elas têm vontade, mesmo que isso seja dito como ‘coisa de homem’”, relata Sarah. 

 

E por acreditar que um dos pilares para o enfrentamento da emergência ambiental e social é uma sociedade consciente, articulada e engajada, o Festival vai além e disponibiliza uma série de cinco vídeo aulas sobre a temática ambiental e arte urbana, com acesso gratuito e livre para toda a comunidade escolar. Professores e alunos poderão baixar os vídeos educativos no site do festival, pelo link: www.festivalparedesvivas.com.br   

 

“A nossa proposta é unir arte à consciência, educação à sustentabilidade. Fazemos isso de três formas: (1) valorizando a cultura local, (2) transformando as paredes que dividem pessoas e espaços em janelas para um mundo mais colorido, sustentável e justo, e (3) levando toda essa reflexão para dentro da sala de aula. Essa é nossa forma de chamar a atenção das pessoas ao problema, convidá-las à reflexão e capacitá-las para repensar e potencializar suas ações e hábitos”, explica Pedro Frazão, artista visual e coordenador do projeto. 

 

Além de Piracicaba, o Festival Paredes Vivas percorre, até dezembro, mais três cidades do Estado de São Paulo: Cotia, Jundiaí e capital paulista. 

 

O projeto é uma iniciativa da produtora Parede Viva, e conta com o patrocínio da Klabin, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

________________________________________________________________________

 Serviço:

Festival Paredes Vivas em Piracicaba

Mural Sarah Soares (@sah_hudson)

Data: 19 a 30/10
Local: Edifício Metrópole – Rua Alfredo Guedes, 2020.

Mural Diógenes Moura (@dioorgenesmoura)
Data: 02 a 15/11

Local: Edifício 

 

________________________________________________________________________

Sobre o Parede Viva

Com atuação desde 2010, a iniciativa desenvolve projetos artísticos sob encomenda para diferentes clientes e demandas, e tem como foco a  valorização e remuneração justa dos artistas brasileiros, a representatividade das diversidades culturais e a qualidade da entrega dos serviços. Mais informações em: www.paredeviva.art.br

Contato para imprensa:

Carol Gutierrez

+55 11 9 9913 8079

cgciutat@gmail.com