Klabin na mídia
03/02/2023
Desenvolvimento local e Projetos Sociais
Klabin apoia atletismo de Reserva
Equipe de atletismo do Projeto Superação, do Colégio Teófila, conquistou 101 medalhas, fazendo de 2022 um ano histórico
(2023-02-03 às 07:47:08) Apoiado pela Klabin, um projeto de atletismo de uma área rural do município de Reserva, no Paraná, está revelando novos talentos e conquistou em 2022 um número recorde de medalhas. Trata-se do Projeto Superação, do Colégio Teófila, no Distrito de José Lacerda. Em 2022, a equipe de atletismo conquistou 101 medalhas, um aumento de 41% em relação ao ano de 2019, quando a equipe alcançou 60 medalhas. O grande destaque da edição foi a vitória histórica do atleta João Emanoel Domingues na prova do revezamento 5 X 80 metros, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que conquistou uma medalha de ouro e se consagrou como o primeiro atleta do Núcleo Regional de Telêmaco Borba a conquistar o título de campeão brasileiro escolar.
“O projeto é uma iniciativa de incentivo à prática do esporte, como meio de inclusão e ascensão social, melhoria na aprendizagem e enfrentamento à violência social de jovens da zona rural, e a Klabin tem muito orgulho de apoiar esses jovens”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Segundo o treinador da equipe de atletismo, o professor Mauro Jeferson Jesen Dos Santos, o apoio da Klabin tornou possível melhorar as condições dadas aos atletas, por meio de alimentação durante as competições, além de disponibilizar novos uniformes, dezenas de cestas básicas para as famílias dos atletas do Projeto e uma bolsa auxílio para 10 jovens que se destacaram nas competições.
A jornada da equipe de atletismo do Colégio Teófila passou por quatro estados do país. Os 43 jovens atletas, 21 meninas e 22 meninos, de 11 a 16 anos de idade, vivenciaram 10 competições importantes, que resultaram em 101 medalhas conquistadas (67 em nível regional, 18 em nível macrorregional, 14 em nível estadual e 2 em nível nacional).
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Klabin Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa de Apoio à Gestão Pública, Programa Klabin Caiubi, Programa de Apicultura e Meliponicultura, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.