08/11/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Projeto Klabin na Escola chega à São Joaquim

Empresa promoveu palestras sobre segurança no trânsito, educação ambiental e cultura para 450 alunos da escola municipal Martinho de Haro

 

São Joaquim, 8 de novembro de 2022 — A Klabin realizou, em outubro, a primeira edição do projeto Klabin na Escola na Serra catarinense. Por meio desta iniciativa, a empresa promoveu palestras a respeito de seus negócios e produtos, pautados pelo desenvolvimento sustentável, para cerca de 450 alunos da escola Martinho De Haro, em São Joaquim, Santa Catarina. No final das apresentações, a empresa entregou lápis-sementes e máscaras.

 

O Klabin na Escola tem como objetivo disseminar para os alunos conhecimento sobre segurança no trânsito, meio ambiente, educação ambiental e cultura. O projeto já é realizado pela empresa em escolas municipais e estaduais do Paraná, onde a empresa também possui operação. “Incentivar a educação faz parte da Política de Sustentabilidade da Klabin e é um dos maiores legados que podemos deixar nas regiões onde atuamos, contribuindo para que as crianças e adolescentes conheçam mais da natureza e sobre nossas operações florestais e industriais”, explica Robson Moreira Barbosa, analista de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

 

As ações socioambientais promovidas pela Klabin, fazem parte dos KODS, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, conjunto de compromissos que está organizado de forma alinhada aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a empresa é signatária desde 2016.

 

Sobre a Klabin

 

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

 

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

 

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

https://gazetadasemana.com.br/noticia/92738/projeto-klabin-na-escola-chega-a-sao-joaquim