Klabin na mídia
20/09/2022
Feiras e eventos
Em ação exclusiva para o INOVA Klabin, Bel Coelho desenvolve cardápio com produtos nativos identificados em área florestal conservada pela Klabin
São Paulo, 20 de setembro de 2022 - Imagine a experiência única de adentrar em uma mata nativa e descobrir a amplitude da biodiversidade presente nesse local. E se essa rica biodiversidade pudesse, então, ser transformada em receitas exclusivas, que utilizam como ingredientes os diversos insumos encontrados na vegetação? Essa experiência foi vivenciada pela chef de cozinha Bel Coelho e o resultado poderá ser conferido pelos participantes do INOVA Klabin, evento que será realizado no dia 21 de setembro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, organizado pela Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil
A convite da Companhia, a renomada chef de cozinha -- que desenvolve seu trabalho em torno da valorização de comunidades produtoras locais, seus conhecimentos e costumes tradicionais, e do fortalecimento de cadeias produtivas de camponeses agroecológicos, povos originários, quilombolas e agricultores familiares -- topou o desafio de viajar ao Paraná para conhecer as matas nativas conservadas pela Companhia na região e todo o trabalho de manutenção da biodiversidade realizado no local.
Ao adentrar à mata preservada, a chef de cozinha identificou os mais diversos tipos de insumos presentes na floresta, que reforçam a presença de vida abundante da região. Os ingredientes selecionados incluem espécies como a serralha comestível, o mel de Jataí, o jaracatiá (mamoeiro da Mata Atlântica), a uvarana (espécie comestível que remete à textura do palmito) e o cravo brasileiro, que foram usados para a concepção de um cardápio exclusivo para o evento.
O público presente terá, ainda, a oportunidade de vivenciar de uma experiência sensorial, conduzida pela chef, reforçando mensagens como a importância da conservação das florestas, pautada por suas inúmeras possibilidades, e de circularidade. Os participantes terão contato com frutos e outros elementos dos biomas, entendendo sobre seu uso, origem e representatividade na gastronomia brasileira.
Segundo Bel Coelho, a degustação do cardápio e a experiência sensorial reforçarão para os convidados mensagens importantes de valorização da biodiversidade brasileira e das cadeias produtivas responsáveis. “Usar a gastronomia como ferramenta de contribuição da conservação da biodiversidade do Brasil pode ser muito poderoso”, comenta a chef.
Sobre o INOVA Klabin
Destinado a colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores da Klabin, a quinta edição do INOVA Klabin será realizada no dia 21 de setembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Sob o mote “Inovação com Propósito”, o evento contará com nove horas de atividades exclusivas criadas pela Companhia, que conectarão a inovação com a busca por soluções para questões que estão no foco de discussão do planeta. Além da experiência conduzida pela chef Bel Coelho, a programação inclui palestra exclusiva de John Elkington, britânico considerado o “pai da sustentabilidade”, ação interativa com o artista Edson Pavoni, entre outras. O acesso ao evento será exclusivo para convidados da Companhia.
Sobre Bel Coelho
Bel Coelho, paulistana, vem de uma família de apreciadores da boa mesa, com ascendência portuguesa e italiana. Ao longo de 20 anos de carreira, trabalhou ao lado de grandes mestres, passou por casas de renome e hoje comanda o Clandestino em São Paulo. Começou a carreira estagiando com Laurent Suadeau no restaurante Fasano. Formou-se no Culinary Institute of America, na cidade de Nova Iorque, e durante o curso estagiou no restaurante Payard. De volta ao Brasil, trabalhou com Alex Atala, no D.O.M. Tornou-se conhecida a partir de 2003 como chefe do restaurante Madelleine. No ano seguinte passou a comandar a cozinha do Sabuji e recebeu o prêmio de Chefe Revelação oferecido pelo júri da Veja São Paulo na edição guia Comer e Beber.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.